Intersecções por Daniela Gonçalves - Conexões em Conversa

Eixos de Opinião de Maio de 2021

Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e Investigadora na Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal (Ver +)


Título: Conexões em Conversa

A propósito da (re)construção da profissionalidade docente - onde o professor deixa de estar isolado para se encontrar inserido num corpo profissional e numa organização escolar que sabe de onde parte e onde deseja chegar – apresentar-vos-ei um novo projeto em que participo/coordeno com outra professora, mentora do projeto, e de seu nome Daniella Assemany. 

Trata-se do Conexões em Conversa, onde o valor na conexão significa respeitar o binómio diversidade/singularidade.  

Portanto, trata-se de conectar para ser, conectar para crescer, conectar para agregar, conectar para confrontar, conectar para partilhar, conectar para avançar ... com sentido(s) e significado(s). 

Conectar como uma oportunidade de desenvolvimento profissional (e pessoal) docente. 

"Conexões em Conversa - pontes que unem Brasil e Portugal"  - registado no SIGA UFRJ (Brasil) e que pertence ao projeto de investigação Conexões, Inovações e Transformação na Educação, está inscrito no Centro de Investigação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal) e é estudado no Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa (GEPIC/CNPQ) - é um espaço de diálogo entre profissionais das Ciências Humanas, Sociais, Matemáticas e da Educação, incluindo professores e investigadores de países lusófonos, com fins de debate sobre temas relacionados ao universo educacional.

São previstas discussões síncronas, com a participação do público por meio do chat, tendo como princípio a interconexão das áreas em que atuam os convidados, por meio de um diálogo que procura trazer à tona assuntos da atualidade. 

Em formato de roda de conversa, transmitida ao vivo, o debate fica acessível posteriormente àqueles que não puderam assistir de maneira síncrona. Os temas abordados referem-se à grande área da Educação, em diversos contextos, linhas de pesquisa e didáticas, e os convidados são escolhidos de tal forma que possam contribuir de forma singular à discussão proposta. 

Visite o (nosso) canal!

Aceite(m) este desafio e amplie(m) as Conexões em Conversa com o seu/vosso contributo!

Publicado/editado: 08/05/2021