Intersecções por Daniela Gonçalves - À Conversa com...

Eixos de Opinião de dezembro de 2018

Título: À Conversa com... 

Concebidas no âmbito dos cursos de Licenciatura em Educação Básica e de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, esta inicitiva das Conversas pretendem ser espaços de encontro/confronto com conhecimentos, visões e práticas formativas promotores de processos de apropriação, consciencialização e desenvolvimento pessoal e profissional, que alimentem a reflexão sobre a formação de professores, contribuindo para a elaboração de soluções pertinentes, consistentes e (trans)formadoras das múltiplas dimensões convocadas nos complexos contextos educativos contemporâneos.

No dia 12 de dezembro, a conversa foi com os Professores Xosé Manuel Cid Fernández (Universidade de Vigo) e Jesús Rodríguez Rodríguez (Universidade de Santiago de Compostela) sobre Escola e Comunidade e foi verdadeiramente um momento de reflexão, de questionamento, de partilha, de aprendizagem e de construção conjunta de conhecimento. Tratou-se, sobretudo, de um espaço/tempo em que se apresentou as vantagens e as oportunidades de se construir conhecimento situado e apropriado, tendo em conta os diferentes agentes educativos e consequentemente os diferentes papéis e funções que cada um desempenha, contribuindo, assim, para um processo de aprendizagem sólido e eficaz. Para quê? Para um desenho (e implementação) de uma escola em que cada criança descubra o seu potencial e, portanto, se descubra. 

Para uma escola que equilibre a memorização ativa de conceitos e ideias com a flexibilidade mental, a criatividade e a autoria. 

Para uma escola que compreenda e inclua também as exceções.

Para uma escola que amplie visões e abra horizontes. 

Para uma escola desafiante, interessante e comunicante.

Para uma escola dinâmica e orgânica.

Para uma escola sentida e com sentido(s).

E tudo isto começou com uma tarde de dezembro e à propósito de uma Conversa sobre....

Publicado/editado: 14/12/2018