Intersecções por Daniela Gonçalves - De Métis a Agosto

Eixos de Opinião de Julho de 2020

Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e Investigadora na Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal (Ver +)


Título: De Métis a Agosto

Na mitologia, Prudência é o nome romano de Métis (deusa da prudência). Se recorrermos à época clássica, a prudência é uma virtude que está associada à previsão, à sagacidade, à sabedoria, à introspeção e ao conhecimento. Portanto, a prudência é a capacidade de agir de forma apropriada num determinado tempo e num dado e lugar. 

A sociedade em que vivemos reclama “Prudência”. 

A sociedade em que vivemos reclama por uma Escola prudente.

A sociedade em que vivemos reclama por uma Escola onde os alunos criem gosto pela sua aprendizagem e pelo seu desenvolvimento, onde aprendam a lidar com diferentes situações que lhes são apresentadas, que potencie as suas capacidades de formulação e resolução de problemas, tornando-os capazes de analisar e discutir questões diversas (e também do seu quotidiano). 

Com estes desideratos, deveremos garantir que todos os alunos tenham oportunidades de desenvolver os seus complexos processos de pensamento. Como processo que valoriza a identificação de regularidades, a formulação e a verificação de conjeturas, o estabelecimento de generalizações, a análise de fenómenos da vida real através de «ferramentas» ou estratégias, a resolução de problemas apresenta-se como um inestimável contributo ao serviço do desenvolvimento do indivíduo e, por isso, de toda a sociedade (em particular de uma sociedade prudente).

Preconizamos, pois, a experiência pedagógica pautada pela prudência. Só desta forma, se apresentará como um teste à energia, ao comprometimento e à determinação. 

Num clima de confiança e estímulo, a potencialidade poderá passar a realidade. Para tal, a realização de sessões de trabalho conjuntas, que privilegiem claramente o desenvolvimento do raciocínio, potenciarão novos conhecimentos, novas competências e, afinal, novos comportamentos.

Sejamos prudentes!

Que cada um/a consiga aproveitar bem o tempo que se avizinha. 

Aproveitaremos bem Agosto com gosto.

Aproveitaremos bem Agosto com previsão, sagacidade, sabedoria, introspeção e conhecimento.

Votos de umas excelentes e merecidas férias a todos/as!

 

Publicado/editado: 09/07/2020