Intersecções por Daniela Gonçalves - Do (a)enunciado ao conseguido

Eixos de Opinião de Fevereiro de 2020

Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e Investigadora na Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal (Ver +)


Título: Do (a)enunciado ao conseguido

No contexto profissional e investigativo, preconizamos uma conceção de escola, mais situada, mais responsável e resiliente, mais flexível e livre, que designamos por escola reflexiva. Perspetivamos uma escola que constrói a sua identidade, adotando uma postura flexível e articulada fruto não da conjuntura, mas sim do contexto. Tal pressupõe a construção e utilização de um conjunto de instrumentos e o desenvolvimento de processos que surgem de um diálogo permanente com situações autênticas. É neste contexto que atualmente se anseia uma escola competente para traçar o seu percurso de desenvolvimento, sendo capaz de encontrar a sua identidade, através de práticas de reflexão, avaliação e de ação estratégica. 

A escola que se propõe é aquela em que o professor está em constante processo de crescimento e de aprendizagem. Esta assunção de uma nova visão de escola implica uma estrutura organizativa que permite partilhar e construir saberes comuns, tornando-se autónoma e responsável, capaz de propor um percurso autêntico aos seus alunos, desenvolvendo projetos e partilhando-os de uma forma responsável e rigorosa. Assim, o professor é um membro de um grupo que vive numa organização que tem por finalidade promover o desenvolvimento e a aprendizagem de cada um num espírito de cidadania integrada.

Urge a (re)construção de uma profissionalidade docente, onde o professor deixa de estar isolado para se encontrar inserido num corpo profissional e numa organização escolar que sabe de onde parte e onde deseja chegar. Para tal, é necessário investir em redes de (auto) formação participada através da troca de experiências e da partilha de saberes capazes de constituírem espaços de formação mútua. 

Para a concretização deste tipo de escola são lançados alguns desafios, tanto às organizações como aos professores: a) liderar e mobilizar toda a comunidade sendo capazes de transformar o projeto (a)enunciado em projeto conseguido; b) saber agir, promovendo uma atuação sistémica; c) assegurar a participação democrática, implicando pensar e escutar antes de decidir; d) promover a autoavaliação e heteroavaliação; e) aceitar/contribuir que a escola viva em permanente processo de desenvolvimento e de aprendizagem.

Publicado/editado: 08/02/2020