Intersecções por Daniela Gonçalves - Encontro(s) entre professores ex/in experientes, Why not?

Eixos de Opinião de Fevereiro de 2022

Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e do CIDTFF da Universidade de Aveiro (Ver +)


Título: Encontro(s) entre professores ex/in experientes, Why not? 

Será importante investir numa cultura de encontros entre profissionais? Que valor atribuímos aos encontros entre profissionais docentes com + ou - experiência(s)? Qual o significado destes encontros para a qualidade do serviço educativo prestado? Os encontros entre professores experientes e professores inexperientes trará ganhos para os processos de ensino? E para os processos de aprendizagem?

Encontro entre professores ex/inexperientes: sim!

Esta reflexão que aqui partilho foi fruto de uma experiência formativa realizada no dia de hoje que despoletou em mim um conjunto de necessidades/ações para continuar a sonhar - e a concretizar - uma outra educação... uma outra escola.

Equacionemos um lugar (uma escola) onde os professores se encontrem, verdadeiramente, numa lógica (também) intergeracional. 

Como será esse lugar? Que valor será atribuído a esse lugar? 

Para mim, será um lugar de conhecimento solitário e solidário.

Um lugar de ecologias de saberes.

Um lugar de esperança ativa.

Um lugar de luz e de calor. 

É óbvio que para “entrar” nesse lugar é necessário compromisso, sacrifício e emprenho. A aposta neste conjunto de virtudes significa pensar sempre num Bem Maior – a aprendizagem, o desenvolvimento e o crescimento de cada um/a. 

Encontro entre professores ex/inexperientes: sim! 

É ter coragem de nos abrirmos e aprendermos em conjunto, quer “com quem já fez e tem muita experiência”, quer com quem “quer fazer tanto e novo”. 

Encontro entre professores ex/inexperientes: sim! 

É um encontro de incentivo a conexões, a intersecções, a conjugações de grandes valores educativos que enformam o nosso ser, fazer, saber-fazer e conviver, tendo em conta liberdades profissionais e pessoais em sintonia com os itinerários personalizados. 

Encontro entre professores ex/inexperientes: sim! 

Esta cultura de encontro(s) dar-nos-ão asas. Esta cultura de encontros apresentar-se-ão como um estímulo ao sonho e à concretização...  Como?

Um passo de cada vez. Mas não é assim que todos podemos começar? 

Publicado/editado: 08/02/2022