Intersecções por Daniela Gonçalves - É este o tempo que assumir o compromisso com a educação que queremos

Eixos de Opinião de Outubro de 2019

Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior (Ver +)


Título: É este o tempo que assumir o compromisso com a educação que queremos

António Sérgio, Teixeira de Pascoaes, Guerra Junqueiro, Florbela Espanca, Vitorino Nemésio, Teófilo de Braga, José Leonardo Coimbra, Sidónio Pais, ... homens e mulheres de cultura. Homens e mulheres de carne e osso. Homens e mulheres que cultivaram a interrogação. Homens e mulheres que ajuizaram criticamente o mundo e de forma afinada, objetiva, universal. De certo modo, filósofos! Filósofos, porque se libertaram na proporção exata dos limites que sempre e sempre nos tentam inculcar. Precisamos mesmo de reavivar esta grandeza... 

É este o tempo. 

Aqui a agora. 

Quatro em cada cinco crianças que entram hoje para a escola vão ter empregos que ainda não foram inventados. O mundo está em mudança. O mundo tem pressa. O tempo passa por nós e nós estaremos a passar bem por/com ele? 

Há tempo para marcar o (nosso) tempo? 

Haverá tempo para marcar o (nosso) ritmo? 

Como (tão bem) canta a Mariza: “de agora em diante, não serei distante, eu vou estar aqui...”

É isto! De agora em diante, em todos os momentos, e tendo em conta os diversos ritmos, temos que assumir o compromisso com a educação que queremos. O trabalho é duro. 

É mais fácil educar com certezas do que educar com interrogações. 

É tempo de mais homens e mulheres ajuizaram criticamente o mundo. 

É tempo de reavivar uma Pedagogia Democrática. 

É o tempo de todos/as!

É o tempo dos pais, das mães, dos alunos, dos professores/as, da sociedade. É o tempo de repensar os nossos papeis e atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. 

Aos colegas professores/as fica o desafio de cuidar cada vez mais da missão de educar para a transformação, cultivando esta arte de criar as oportunidades necessárias para que cada um/a descubra a sua paixão e o seu talento. 

Mesmo sendo dia 8 e não 5 de outubro...

Viva a República!

E todos os dias são NOSSOS! Um bem-haja a todos/as professores/as!

Publicado/editado: 08/10/2019