Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e Investigadora na Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal (Ver +)
Título: O cultivo da inteligência
Num tempo e espaço em que todos os recursos estão a acabar, o único recurso ilimitado que temos é a inteligência humana.
Num tempo e espaço em que voltamos à escola, cabe-nos a nós, educadores/as e professores/as, não esquecer o cultivo deste potencial humano: a inteligência humana. Ensinar é definitivamente um processo humano que envolve todos os sentidos, a partir de propósitos significativamente pensados e operacionalizados em estratégias com vista a resultados de naturezas diversas.
Ensinar é definitivamente um processo humano onde cada educador/a e professor/a “abraça” cada aluno/a com o conhecimento e o sentimento.
Ensinar é definitivamente um processo humano de construção de conhecimento, sendo que os educadores/as e professores/as são aqueles que cultivam a inteligência humana, fomentando o bem comum.
Entreter não é ensinar.
Num tempo e espaço em que as contrariedades são mais do que evidentes, cabe-nos a nós, educadores/as e professoras/as, ensinar, viver, ganhar inteligência, apontar caminho(s), arriscar possibilidades... Tudo isto é viável em relação, implicando presença. Presença mesmo.
Cultivaremos, portanto, a inteligência humana com esperança.
Apesar de todas as dificuldades/contrariedades, é necessário o cultivo da inteligência e a mobilização de todos/as.
É (sempre) tempo de nos colocarmos por inteiro no cultivo da inteligência humana.