Intersecções por Daniela Gonçalves - O erro como uma oportunidade de Aprendizagem

Eixos de Opinião de Junho de 2020

Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e Investigadora na Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal (Ver +)


Título: O erro como uma oportunidade de Aprendizagem

Alexandre Herculano refere que “não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender”.

No dia-a-dia, escutamos com frequência expressões como estas: errar é humano, com o erro também se aprende, todos aprendemos com os erros. 

Ora, daqui decorre a tese de que o erro pode ser uma oportunidade de aprendizagem. Pedagogicamente, podemos utilizar o erro em prol do processo de aprendizagem, caso consigamos definir estratégias de superação do erro e possamos aprender astúcias de raciocínio. 

Russel, por exemplo, alerta-nos para algo importante, a saber: qual será a razão pela qual cometemos erros antigos se há tantos erros novos a escolher?

Há, pois, a necessidade dos profissionais da educação pensarem o modo como a correção do erro pode ser essencial para a aprendizagem. Acresce ainda o desafio de encontrar a melhor habilidade educativa de ultrapassar erros antigos e/ou erros sucessivos. Com toda a certeza, o processo de ensino (e o processo de aprendizagem) sairia fortalecido se existisse mais cuidado e atenção ao erro, em geral, e ao erro de cada um(a), em particular. 

Apesar de sabermos que continuaremos a errar, parece fundamental não falharmos no caso do erro como oportunidade de aprendizagem. 

Portanto, os nossos receios, caso existam, que estejam mais associados ao reconhecimento do erro para que possamos transformar este momento em aprendizagem significativa e sentida e/ou um “novo degrau” de crescimento profissional e pessoal. 

Publicado/editado: 08/06/2021