Intersecções por Daniela Gonçalves - Os métodos (pedagógicos) são terrenos férteis da (re)criação

Eixos de Opinião de Setembro de 2021

Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e Investigadora na Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal (Ver +)


Título: Os métodos (pedagógicos) são terrenos férteis da (re)criação 

Neste início de ano letivo, proponho avaliar a qualidade dos nossos métodos pedagógicos.

Bons métodos são sempre terrenos férteis da (re)criação. 

Os bons métodos são sempre simples. Não simplistas. 

Os métodos permitem estruturar, agrupar, organizar, sistematizar, compactar, otimizar, ... ideias, projetos, atividades, tarefas. Sem método(s) tudo leva mais tempo e requer muita energia. Parafraseando Benjamim Franklin, “for every minute spent on organizing, an hour is earned”. 

Precisamos, pois, de investir em método(s) pedagógicos. Não se trata de um método(s) pedagógico qualquer que, por vezes, nem conseguimos identificar. 

Os métodos como terrenos férteis da (re)criação implica, necessariamente, uma visão estruturada de tudo o que pretendemos, ou temos de fazer. Trata-se de uma intencionalidade – pedagógica – que ajuda a clarificar e a respeitar as prioridades. Trata-se de uma decisão face às alternativas e seguir em (e com) segurança de que, quando nos dedicamos a um determinado assunto, tarefa, tema, aluno, entre outros, estamos a realizar justamente aquilo que devíamos estar a fazer. 

Os métodos pedagógicos são terrenos férteis da (re)criação, porque estão umbilicalmente associados ao (nosso) foco e às realizações/concretizações. 

Já refletiram sobre os vossos métodos pedagógicos?

Já avaliaram a qualidade dos vossos métodos pedagógicos?

Vamos a isso?

Vamos! 

Vamos com método(s).

Vamos com energia.

Vamos com direção/rumo. 

Vamos com prudência e ponderação.

Que seja um ano feliz!

Publicado/editado: 08/09/2021