Intersecções por Daniela Gonçalves - Porque é que ainda se celebra este dia?

Eixos de Opinião de Março de 2021

Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e Investigadora na Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal (Ver +)


Título: Porque é que ainda se celebra este dia?

Desde 1975 que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, mas sua origem remonta do início do século XX, quando diversos protestos de mulheres ecoaram pelos Estados Unidos e Europa reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.

Nesse ano (1975), a Organização das Nações Unidas reconheceu oficialmente este dia, durante o Ano Internacional da Mulher. Dois anos mais tarde, em 1977, a Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução que proclamava o Dia das Nações Unidas pelos Direitos das Mulheres e da Paz Internacional.

A 8 de março de 2021 celebra-se mais um Dia Internacional da Mulher, mas numa altura em que os Direitos da Mulher parecem ter mais relevância que nunca, muitos ainda se perguntam: porque é que ainda se celebra este dia?

Trata-se de um dia em que todos devemos refletir acerca do progresso a nível de direitos humanos, e honrar a coragem e determinação das mulheres que ajudaram e continuam a ajudar a redefinir a história, local e globalmente.

A verdadeira mudança – a transformação efetiva - tem-se mostrado difícil e morosa para a maior parte das mulheres do mundo. Muitos têm sido os obstáculos que permanecem inalterados na lei e na cultura de muitos países. As mulheres continuam a ser desvalorizadas, algo que se traduz, entre outras coisas, na valorização e reconhecimento profissional com consequências também no seu salário. 

É ainda preocupante apercebermo-nos de que, todos os anos, existem milhões de raparigas que são obrigadas a casar antes dos 18 anos. É ainda preocupante apercebermo-nos de que, todos os anos, os números relativos à violência sexual contra as mulheres aumentam. É ainda preocupante apercebermo-nos de que, todos os anos, e apesar de todos os esforços, o empoderamento das mulheres e raparigas de todo o mundo é ainda um processo constante e inacabado. 

Por tal, continuamos a celebrar este dia. Devemos continuar a celebrar este dia. 

Este dia – 8 de março – significa celebrar o poder e os esforços das mulheres em todo o mundo, continuando a elucidar as sociedades sobre as raízes históricas mais profundas e sérias desta “efeméride”. 

Celebremos, apesar de confessar que sonho com um dia em que já não seja necessário festejar o Dia Internacional da Mulher.

Um bem-haja a todas as Mulheres! Em especial, a todas as Educadoras/Professoras.

 

Publicado/editado: 08/03/2021