Intersecções por Daniela Gonçalves - Qualidade de Vida e sentido(s) para as nossas ações

Eixos de Opinião de Março de 2022

Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e do CIDTFF da Universidade de Aveiro (Ver +)


Título: Qualidade de Vida e sentido(s) para as nossas ações

Geralmente, considera-se desenvolvimento associado à economia e, em particular, à capacidade de consumo. Referimos muitas vezes a qualidade de vida associada a condutas e a momentos que são divulgados em espaço público sem refletirmos muito bem sobre este conceito. 

Certamente existirão muitos indicadores que determinam o significado de qualidade de vida. Com toda a certeza, muitos são os conceitos que gravitam em torno da noção de qualidade de vida. Talvez já tenha sido até alvo de reflexões alargadas e quiçá investigações científicas. 

Será que já pensamos em qualidade de vida no seu sentido mais simples/natural?

Qualidade de vida, neste sentido, é estarmos bem connosco e estarmos bem com aqueles que nos rodeiam. 

Qualidade de vida implica a procura incessante da autoestima, do encontro de cada um de nós connosco próprios, para desta forma encontrarmo-nos a nós e aos outros. Qualidade de vida é conhecer e compreender melhor a sociedade em que vivemos. É interpretar a nossa situação e a dos outros. 

Portanto, em termos amplos e até globais, é efetivar o nosso desenvolvimento que se dá muito mais pelas atitudes do que pelos pensamentos que não se concretizam. 

Já em 1971, Hannah Arendt evocou o pensar como faculdade que nos distingue e nos torna singulares como humanos. Escritora, filósofa e testemunha ocular de um mundo desumano, Arendt evoca a “necessidade urgente da razão”, entendida como a atividade do pensar, que se fundamenta pelo sentido e não pela atividade cognitiva. O que verdadeiramente nos humaniza não é mais conhecimento, mais técnica, mais verdade, mas a procura de sentido para as nossas ações que dependem de um verdadeiro conhecimento com intencionalidade/propósito.

Procuremos assim essa intencionalidade e estaremos mais próximos do real desenvolvimento e da efetivação do conceito de qualidade de vida.

A todos/as mulheres: uma vida feliz! 

Esta intersecção é para nós. 

Em especial, para nós, mulheres. Mulheres com Vida! 

E que sejam vidas repletas de crescimento, desenvolvimento e sentido(s) para as nossas ações.

 

Publicado/editado: 08/03/2022