Intersecções por Daniela Gonçalves - É sempre possível diminuir a distância entre saber e fazer acontecer

Eixos de Opinião de Dezembro de 2021

Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e do CIDTFF da Universidade de Aveiro (Ver +)


Título: É sempre possível diminuir a distância entre saber e fazer acontecer

A diferença entre o que fazemos e o que somos capazes de fazer resolveria a maior parte dos problemas do mundo.
(M. Gandhi)

Vivemos num mundo cada vez mais complexo e que se move à velocidade cada vez mais digital. Nunca sentimos tanto stress. 

Nunca sentimos tanta vontade de o controlar. Assumir o controle da nossa vida e marcar o nosso tempo de acordo com o nosso discernimento. Controlar a nossa vida... que desafio! 

Considero que o nosso meio para enfrentar os desafios é a capacidade de pensar. 

É o nosso discernimento. E muitas vezes quando o negligenciamos, corpo e mente são afetados. Portanto, é de considerar a nossa responsabilidade pelo nosso desenvolvimento mental em detrimento de outras influências, em particular, da organização que nos emprega. 

Quase todas as pessoas reconhecem que aprendem melhor uma coisa quando a ensinam a outra pessoa e que a aprendizagem é interiorizada quando é colocada em prática. Desta forma, saber e não fazer na realidade pode significar não saber. Ainda de uma outra forma, compreender uma coisa, mas não a aplicar é não a compreender. Só quando colocamos essa coisa em prática, a aplicamos, portanto, é que o conhecimento e a compressão são interiorizados.  

Estaremos nós à espera ainda desse saber? 

O que está a faltar entre o saber e a sua aplicação?

Bem no fundo de cada um de nós, há um anseio interior de viver uma vida assumidamente marcada pela nossa capacidade de sentir, pensar, decidir, ...

Podemos duvidar de nós e da nossa capacidade de fazer a diferença. Contudo, todos temos este potencial.

Todos nós podemos decidir conscientemente deixar para trás uma vida em que estamos tão distantes daquilo que somos capazes de fazer. Todos nós podemos seguir um outro caminho. Todos nós podemos escolher mudar de trajetória. É sempre possível. Podemos encontrar as forma de saber e aplicar essa sabedoria. 

Nunca é tarde demais. 

É sempre possível. É sempre possível diminuir a distância entre saber e fazer acontecer. É sempre possível diminuir a distância entre o que fazemos e o que somos capazes de fazer. 

 

Publicado/editado: 09/12/2021