Intersecções por Daniela Gonçalves - Sonhar a diferenciação é a condição essencial para a tornar realidade

Eixos de Opinião de Janeiro de 2021

Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e Investigadora na Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal (Ver +)


Título: Sonhar a diferenciação é a condição essencial para a tornar realidade

Há uma necessidade de praticar uma diferenciação pedagógica para ir de encontro às diferentes formas/estilos/ritmos de aprendizagem. 

Diferenciar significa dar uma atenção personalizada a cada aluno/a, é tratar os/as alunos/as de uma maneira diferente, consoante as suas necessidades e as suas potencialidades.

Mas como identificar corretamente as dificuldades e potencialidades dos/as alunos/as?

E como pode o/a professor/a, com várias turmas e excessivo número de alunos/as por turma, praticar a diferenciação do ensino para ir de encontro a uma aprendizagem efetiva/sólida?

São os sonhos humanos/pedagógicos que mobilizam energias e o tornam indisponível para outras tarefas/atividades, mas que não deixam de ter reflexo na ação educativa concreta. Os sonhos de diferenciação fazem avançar a reflexão do/a professor/a, integrando-se na sua experiência, tal como a ação educativa concreta. São os sonhos da diferenciação que alimentam os desejos das reformas educativas, o sonho de uma outra escola e efetivamente de que uma outra escola é possível. 

Para Perrenoud, sonhar a diferenciação é a condição essencial para a tornar realidade. E, por isso, de sonho em sonho se pode ir mais longe.

Diferenciar é correr riscos, sair da norma, sem nenhuma certeza de ter razão ou chegar a resultados visíveis. Sabemos que em educação não há receitas.

Neste âmbito, cada um/a tem que construir o seu próprio sistema de diferenciação.

É importante discutir o trabalho a realizar com os/as alunos/as e com outros intervenientes no processo educativo, em particular, com outros colegas, com o objetivo não só da partilha de responsabilidades, mas também como forma de todos encontrarem sentido e interesse no que fazem. 

É importante, sobretudo, acreditar que nenhum esforço se perde a (curto, médio) longo prazo e que o caminho se encontra ao caminhar.

Sonhar a diferenciação é a condição essencial para a tornar realidade. 

Portanto, bons sonhos! Boas realizações! Excelentes diferenciações. 

 

Publicado/editado: 09/01/2021