Intersecções por Daniela Gonçalves - Tornar a profissão docente atrativa​

Eixos de Opinião de Abril de 2021

Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e Investigadora na Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal (Ver +)


Título: Tornar a profissão docente atrativa​ 

A prática profissional dos professores deve ser consentânea com as exigências que, cada vez mais, se colocam ao exercício da profissão, no âmbito do atual panorama educativo e das contingências da sociedade hodierna. É nesta perspetiva que devemos procurar assegurar que os professores se revelem capazes de construir e preconizar diferentes referenciais e instrumentos educativos promotores de sucesso escolar, tendo em conta o reforço da congruência teórico-prática entre o modelo de formação de professores e os modelos de ensino, através dos processos formativos. 

Conhecer, Ser e Agir na formação (inicial) de professores implica, desta forma, a construção de um referencial da formação problematizante que não pode descurar nem o referencial da educação dos alunos, nem um percurso formativo sistémico, disciplinar e interdisciplinar, e que compreende as interações e influências que estão tão presentes no momento da intervenção educativa. 

Concordamos, pois, com a visão de Korthagen (2010) quando propõe uma abordagem focalizada em problemas e preocupações emergentes dos contextos reais, na reflexão sistemática dos professores sobre o seu pensamento e a sua ação, a qual deve constituir um processo continuado de consciencialização e reconstrução da prática (desenvolvido na área da formação educacional geral e iniciação à prática profissional), implicando, em nosso entender, um saber sólido (reforçado na área de formação para a docência), uma didática diferenciadora (que inclui todas as áreas de formação e, em particular, as didáticas específicas), para além de um aprender a ser e a conviver (fortalecido na área de formação cultural, social e ética).

Parafraseando Bolívar (2012, p.286), “no final de contas, a qualidade da educação atua nos processos de ensino e aprendizagem vividos na aula, ainda que, para que estes aconteçam, devem ser acompanhados por outros fatores (...)”

Mais do que outras variáveis distantes, a diferença nos resultados da aprendizagem dos alunos exige um foco na prática docente e no trabalho distintivo do professor. Daí que o desafio é tornar a profissão docente atrativa, assim como (re)configurar as escolas em contextos estimulantes da aprendizagem, porque contar com bons professores é a garantia de boas, significativas e efetivas experiências de aprendizagem.

 

 

Publicado/editado: 08/04/2021