Intersecções por Daniela Gonçalves - Virtudes da ABP

Eixos de Opinião de Abril de 2022

Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e do CIDTFF da Universidade de Aveiro (Ver +)


Título: Virtudes da ABP

As características definidoras da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) incluem conteúdo, condições, atividades e resultados. A ABP apresenta-se assim como uma mais-valia, porque permite a alunos e professores aprofundar ideias e questões prementes, visto que o conteúdo pode ser apresentado de forma autêntica, oferecendo-lhe maior significado/relevância do que outras abordagens. Desta forma, a ABP permite que os alunos formem as suas próprias representações sobre a aprendizagem e que o conhecimento seja construído também a partir da sua experiência. 

As atividades, na ABP, apresentam-se como estimulantes, construtivas, visto que permitem que os alunos façam a sua própria gestão de conteúdos e construam o seu próprio saber, sendo, por isso, fácil transferirem e reterem informação/conhecimento. Estas atividades imprimem nos alunos a responsabilidade de identificar problemas, procurar soluções, conduzir o processo de investigação, analisar dados, selecionar informação, integrar informação e relacionar nova informação com conhecimentos previamente adquiridos.

A ABP estimula a criatividade e a capacidade de avaliação crítica face a um processamento ativo, profundo e criador que mantém os alunos interessados e estimula a sua iniciativa. A ABP integra diversos tipos de abordagem da aprendizagem, oferecendo aos alunos múltiplas formas de participarem e demonstrarem os seus conhecimentos. Para além disso, leva os alunos a colaborarem, ao mesmo tempo que sustenta a aprendizagem autónoma. Os projetos podem dar aos alunos uma experiência de aprendizagem mais rica, mais “autêntica” do que outras formas de aprendizagem, porque ocorrem num contexto social em que a interdependência e a cooperação são cruciais para realizar algo. 

Quanto aos produtos, a ABP ajuda os alunos a desenvolverem competências para o trabalho produtivo e a integrá-las na aprendizagem ao longo da vida. 

Vejamos: a ABP pode 

a) proporcionar meios de apresentar e desenvolver competências profissionais e estratégias de uma dada disciplina (por ex. investigação histórica, antropologia, crítica literária, gestão empresarial, arquitetura, investigação científica, entre outras); 
b) partilhar as competências e estratégias associadas a planificar, realizar, monitorizar e avaliar uma variedade de operações intelectuais, incluindo a resolução de problemas, a conceção, a tomada de decisões, a realização de experiências e a emissão de juízos de valor; 
c) criar um clima no qual os alunos podem aprender e praticar uma variedade de competências de “aprender a aprender” (ex. leitura rápida, tomar notas, questionar, escutar); 
d) ajudar os alunos a desenvolverem capacidade de autonomia, iniciativa, persistência; 
e) motivar e ajudar a desenvolver competências de metacognição nos alunos. 

 

Publicado/editado: 08/04/2022