Intersecção por Daniela Gonçalves - Porque no mês de outubro se celebra o Dia Mundial do Professor

Eixos de Opinião de outubro de 2018

Título: Porque no mês de outubro se celebra o Dia Mundial do Professor

No contexto contemporâneo, os padrões de um desempenho docente excelente são muito superiores aos do passado recente, o que significa que aumentou exponencialmente a responsabilidade dos professores relativa à preparação dos alunos. Ao que parece qualquer pessoa pode educar. Ao que parece todos sabem dizer alguma coisa sobre educação. Quando se trata de educar, todos contam! 

Não obstante, há profissionais que são uma espécie de heróis com poucos acessórios, mas que fazem toda a diferença. São aqueles que educam e que ensinam. São aqueles que “alimentam e retiram”. 

São aqueles que estão atentos e que treinam esta atenção, este cuidado, esta perspicácia, aceitando este exercício como uma missão maior do que nós próprios.  

Já sabem quem são? São, sem dúvida, os professores. 

São aqueles homens e mulheres que enfrentam desafios constantes. São aqueles homens e mulheres que nunca desistem em descobrir o que há de melhor em cada um. São aqueles homens e mulheres que acreditam em cada um, mesmo quando ninguém mais acredita... por vezes, nem os próprios. 

E claro, como em todas as profissões, há professores bons, há professores assim-assim, há professores maus, há professores excelentes. 

A diferença reside essencialmente numa prática educativa diária exigente, próxima e rigorosa, a par de uma crescente paixão e capacidade de ir para além dos limites e da nossa zona de conforto. É acima de tudo uma questão de esforço, de rigor, de sabedoria e de uma preparação focalizada no alto rendimento escolar de todos os alunos e de cada aluno. 

Aqueles professores que fazem a diferença (positiva), caracterizam-se pela sua vontade constante de melhorar e pela enorme capacidade para procurar a melhor estratégia de ensino de forma quase obsessiva, tendo em conta os seus alunos. Para tal, estudam. Aperfeiçoam os seus fundamentos e as suas práticas. Estudam. Estão atentos ao mundo. Escutam os outros. Escutam os seus alunos. Escutam os seus pares. Estudam. Agem com ousadia, após um período de adaptabilidade. Estudam. Aprendem. Ensinam. Refletem. Colaboram. Cooperam. Avaliam. (re)Constroem. (re)Definem. (re)Começam. (re)Criam. (re)Descobrem. Estudam. Ensinam. 

Revelam, portanto, o hábito saudável de estarem sempre à procura da excelência no ensino, o que significa que se centram nas diversas formas de fazer aprender e tornar as aprendizagens sustentáveis. É nossa convicção de que a paixão e a vocação de um professor expressam-se através do modelo e da referência que é capaz de ser.

Neste mês, escolho felicitar todos os colegas. Todos os colegas sem exceção, recordando que todos sabemos que todos os dias são nossos… 

E há dias bem mais especiais: os dias de aula e aqueles que comemoramos pequenas vitórias:

“professor, eu já sei”; 
“professor, eu acredito”; 
“professor, eu consigo”. 

 

Publicado/editado: 08/10/2018