Intersecções por Daniela Gonçalves - Grande Júlio

Eixos de Opinião de Fevereiro de 2019

Título: Grande Júlio!

No âmbito do projeto, «Quality Education for All» (P146877) – Banco Mundial e ESE de Paula Frassineti - , que visa qualificar 520 professores e 120 inspetores e supervisores em São Tomé e Príncipe (STP), tive a oportunidade de estar pela segunda vez neste Estado Insular localizado no Golfo da Guiné. Mais uma vez confirmei a alegria contagiante das crianças e a enorme vontade (e sacrífico) dos professores em aprender, numa lógica de que tudo vai melhorar a partir de mais e melhor educação.

Cheguei no sábado e comecei a lecionar, manhã e tarde, turmas diferentes em vários distritos de STP de segunda até sexta-feira: Água Grande, Lembá, Mé-Zóchi, Caué e Pagué, mais precisamente Santo António. 

Foi em Caué, este famoso distrito, terra dos Calema, onde a língua regional é o angolar, que encontrei ao almoço o Júlio. Fui almoçar ao Mionga e eis que o funcionário que me recebe é um jovem muito bem-disposto, com um sorriso envolvente e com um trato admirável. Começou por se apresentar e a enaltecer os maiores elogios à gastronomia que, em seguida, estava convidada para uma espécie de prova de degustação. Ficou um pouco desiludido quando confessei que apenas desejava água (muita), bolinhas de arroz e um peixe grelhado que até poderia ser o famoso peixe azeite. 

Ao servir a entrada, percebi que dominava várias línguas, em especial o francês, e que tinha terminado a 12.ª classe já há algum tempo. Com muita curiosidade perguntei: 
- e então Júlio vais continuar a estudar?

A face do Júlio ficou ainda mais transparente, iluminada de felicidade e contou-me o seguinte: estava à espera de saber ao resultado de uma bolsa para vir estudar para Lisboa – Ciências Políticas. Este era (é) o seu grande sonho. Tem a grande convicção que é pela educação que vai ajudar a mãe – vendedora de peixes grandes (só gosta destes) no mercado do Água Grande - , os 5 irmãos (que já não nutrem o mesmo gosto pela escola como o júlio) e o seu País. Júlio quer estudar! Júlio quer mesmo! Repetiu variadíssimas vezes estas frases para que eu pudesse entender bem a sua estratégia e o que realmente importa: estudar para ajudar a Mãe, os irmãos e STP. Nem sempre foi fácil, confessou-me. Até chegou a chumbar e a duvidar algumas vezes se seria capaz de continuar a prosseguir o seu grande sonho: ser licenciado. Licenciado em Ciências Políticas. ... Mas alguns dos seus professores, os seus amigos e sobretudo a mãe deram-lhe sempre muita força.

Fiz memória da forma como as crenças, as atitudes, as posturas, o estilo e os valores dos professores podem ser tão marcantes para os alunos, para além da construção do conhecimento. O Júlio é a prova disso. 

Júlio é um testemunho de honestidade, de coragem, de cuidado, de justiça, de saber, de compromisso, de disponibilidade e de reconhecimento prático.

Estas virtudes estão, obviamente, relacionadas com a arte de educar e aprender... 
- Júlio: confesso que também acredito que a educação é essencial para todos os seres humanos, para os países e para o mundo; foi sem dúvida o nosso encontro que me fez revitalizar a minha paciência e escuta pedagógicas, porque depois de ti é difícil tentar ensinar àqueles que nada desejam e tudo têm.

Grande Júlio! 

Muito agradecida pela oportunidade. 

Sê Feliz. 

Publicado/editado: 10/02/2019