Jean Baptiste Fourier nasceu a 21 de março de 1768. Foi um dos grandes matemáticos da história.

A Vida & Obra de...

Jean Baptiste Joseph Fourier nasceu a 21 de março de 1768, faria 251 anos, foi um dos grandes matemáticos da história. Nasceu em França, na cidade de Auxerre, a sul de Paris, conhecida mundialmente pelosseus bons vinhos.

Pertencendo a uma família numerosa, foi o 12º filho a nascer, num conjunto de 15 irmãos. O seu pai alfaiate de profissão e sua mãe morreram quando Fourier tinha apenas 9 anos de idade. Foi colocado na Escola Militar de Auxerre, um colégio Benedetino, onde desde muito cedo demonstrou grande apetência para a literatura, embora aos 13 anos de idade escolhesse a matemática como a área que iria ocupar o resto da sua vida. 

Com apenas catorze anos já tinha lido os seis volumes do Curso de Matemática de Étienne Bézout e em 1783 recebeu o primeiro prémio pelo seu estudo da Mecânica Geral de Charles Bossut.

 A importância e genealidade de Joseph Fourier está demonstrada num comentário de Carl Gustav Jacobi (1804--1851) após poucos meses da sua morte onde escreveu, numa carta datada de 2 de Julho de 1830, ao matemático  francês Adrien-Marie Legendre que dizia:

"O Sr. Fourier era da opinião de que o objectivo principal das matemáticas era a utilidade pública e a explicação dos fenómenos naturais; mas um filósofo [hoje dir-se-ia "cientista"] como ele deve ter sabido que o fim único da ciência é a honra do espírito humano, e que, a esse título, uma questão sobre os números vale tanto quanto uma questão sobre o sistema do mundo."

Fourier morreu na capital francesa, em Paris a a 16 de maio de 1830. Fica aqui a lembrança.


Frase de Jean Fourier

"O estudo profundo da natureza é a fonte mais fértil das descobertas matemáticas."
 

"The profound study of nature is the most fertile source of mathematical discoveries."

Publicado/editado: 24/03/2020