Linhas e Pontos por Carlos Marinho - Irene Fonseca, uma Matemática do Mundo...

Eixos de Opinião de Maio de 2018

Título: Irene Fonseca, uma Matemática do Mundo

Muitos são os casos de sucesso de matemáticos portugueses no mundo. Um dos casos mais prestigiantes é o de Irene Fonseca (entrevistada em março no clube spm - leia aqui). Iniciou o curso de arquitetura em 1973, contudo deu-se o 25 de Abril de 1974. A Escola das Belas Artes fechou e, ao fim de um ano de inação, o seu pai convenceu-a a ir para o curso de matemática na FCUL. A ideia era estar ocupada até Belas Artes abrir.  Só que quem estuda matemática a sério, é difícil de o deixar de fazer. A paixão de Irene Fonseca começou nesse momento. Sem ela própria saber, o prazer de trabalhar matemática estava escondido nunca tendo antes se revelado. Como canta Mariza, a fadista portuguesa “hoje a semente que dorme na terra e se esconde no escuro que encerra, amanhã nascerá uma flor”

A evolução da sua carreira fez-se naturalmente. Depois de muitos anos de trabalho na área, em 2012 iniciou um mandato como Presidente da Sociedade Industrial e Aplicada sedeada em Filadélfia, nos Estados Unidos, um dos mais prestigiados cargos a nível mundial na área da ciência. Foi a primeira portuguesa e a segunda mulher a liderar esta instituição. O SIAM desempenha um papel fundamental, sendo a organização mundialmente mais proeminente nas áreas da matemática aplicada e da informática.

Irene Fonseca, uma mulher de grande sucesso, é professora do Departamento de Ciências Matemáticas da Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, onde dirige atualmente o Center for Nonlinear Analysis. Em 1997 foi condecorada pelo Presidente da República português com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Sant´Iago da Espada.

Longe do seu país, da sua terra natal, Lisboa, tem saudades da família, dos portugueses, do clima, da comida, do sol, das praias da Caparica e do Algarve. A viver nos Estados Unidos da América desde a primavera de 1981 até hoje, vem a Portugal sempre que pode. Muitos foram certamente os sacrificios, como o estar longe da família e do país.

A dedicação pela matemática fizeram com que o seu trabalho fosse desenvolvido além fronteiras e seja hoje um dos orgulhos de Portugal na área da ciência. Como refere ainda o tema “mais de mim” de Mariza “é preciso perder para depois se ganhar e mesmo sem ver acreditar, é a vida que segue e não espera pela gente, cada passo que dermos em frente, caminhando sem medo de errar e, creio que a noite sempre se tornará dia e o brilho que o sol irradia há-de sempre nos iluminar, sei que o melhor de mim está para chegar”.

Publicado/editado: 10/05/2018