Linhas e Pontos por Carlos Marinho - Natal é Magia Pura!

Eixos de Opinião de Dezembro de 2021

Carlos Marinho - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Natal é Magia Pura!

Vivemos tempos complexos. A esperança de voltar aos velhos tempos tem de ser algo que devemos perseguir de uma forma constante. Estamos próximos do Natal, uma época de esperança e fé entre os seres humanos. Valorizar o que temos deve ser um requisito fundamental para acautelar o futuro. A ciência e a matemática procuram o melhor conhecimento, alterações mágicas com vista a desenhar o futuro de toda uma civilização. A ciência provou que em pouco tempo, podemos construir pontes, desenhar metas, criar momentos, imaginar movimentos que nos dão a ilusão que está tudo bem.

2021 foi um ano difícil, menos que 2020. Matematicamente 2021 é um número composto, não é um número primo. Podemos fatorizar 2021 como a multiplicação de 43 x 47. Por isso, tem mais de dois divisores: 1; 43; 47 e 2021. Mas 2021 teve mais divisores, uma pandemia que não nos larga, com sucessivas variantes do vírus a aparecer de forma inusitada a cada virar da esquina. O ano anterior que foi primo foi 2017. O próximo a ser primo é 2027.

Nesta ebulição constaste, neste fervilhar de incerteza, o ideal é fazer. Nesse domínio a matemática tem sido uma ferramenta fundamental para lembrar que através desta ciência podemos dominar o amanhã, criando um presente estável e salutar.

Nesse sentido, levar o conhecimento aos mais variados locais do nosso Portugal é um dos objetivos. Nos dias 24, 25 e 26 desloquei-me aos Açores, a Ponta Delgada, à Escola Secundária de Lagoa, a seu convite para a comemoração dos seus 20 anos. Foi mágico. Uma escola é boa quando tem bons professores. A professora Lúcia Ventura, o professor José Guilherme, o professor José Carreiro, a professora Anabela e o Presidente Jorge Botelho entre outros trabalham de forma a levar aos seus alunos o que de melhor existe. Realizei 3 sessões para mais de 500 pessoas com um turbilhão de emoções boas, com boa disposição entre os presentes. Entre todos os momentos vividos nos Açores, destaco um. A Matilde, filha de uma professora de inglês da escola presente na sessão para professores, que tinha uma alegria contagiante. A mãe tinha avisado que tinha de sair mais cedo da palestra para levar a Matilde à piscina. Quando chegou o momento de sair ao fim de uma hora, a Matilde preferiu ver a palestra e participar até ao seu final. Como é que a matemática ganhou a uma ida à piscina numa criança de 10 anos? Porque a matemática pode ser mágica. Resta dizer, que a próxima saída mais longa será em abril de 2022 à Ilha da Madeira, à Escola do Campanário, na Ribeira Brava, à escola da Professora Márcia Tem Tem, que com o seu dinamismo cria momentos positivos para os seus alunos.

O objetivo é fazer acontecer, criar boas sensações, levar palestras a todo o país, com um espírito de Natal, como se o Natal fosse todos os dias. O melhor presente, a verdadeira recompensa é aquela que vem dos outros, dar conhecimento é o melhor dos presentes. 

Um dia o aluno virou-se para o Mestre e disse: 
- Mestre, obrigado por me ter ensinado! 
O Mestre respondeu de imediato: 
- Aluno, obrigado por teres aprendido!

Publicado/editado: 10/12/2021