Linha Editorial por Adília Marinho - O verão está aí!

Linha Editorial de junho de 2021

O mês de junho representa o princípio do fim do ano letivo para os estudantes, desejamos boa sorte a todos. Esperemos que o trabalho produzido ao longo deste tempo, com o ensino a distância a intercalar com o presencial, que com certeza não foi o ideal mas o possível, tenha sido suficiente para alcançar o vosso sucesso!

Desejamos também um bom trabalho a todos os profissionais de ensino, nesta reta final do ano letivo, com especial relevo para os professores, que têm sido incansáveis!

Este mês deve o seu nome à deusa da mitologia romana Juno, mulher do deus Júpiter, e como sabemos inclui o dia com mais horas de luz do ano, o solstício de verão. Nestes tempos um pouco sombrios estamos mesmo a precisar de luz para nos iluminar o caminho que ainda temos que percorrer até que tudo regresse à nossa "normalidade".

Ao longo dos 30 dias de junho vamos continuar a ter muita matemática com as rubricas habituais do clube (eixos de opinião, problemas & soluções, quiz matemático, vida & obra de…, frases notáveis, curiosidades matemáticas, espaço & plano, objetos e vídeos e lugares geométricos), a deixar desafios aos nossos leitores e a divulgar notícias da atualidade matemática. 

Com a certeza de que vamos continuar a defender o rigor da matemática e que estaremos atentos às melhores ideias matemáticas e de ciência, terminamos com uma citação da obra Pensées (1670) de Blaise Pascal, matemático nascido a 19 de junho de 1623:

“ It is not certain that everything is uncertain.”
("Não é certo que tudo seja incerto.")

O Clube SPM deseja a todos um excelente mês de junho!

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 01/06/2021