Linha Editorial por Carlos Marinho - De Weil a Fields às fórmulas de De Moivre...

Linha Editorial de maio de 2018

O mês de maio vai ser um mês trabalhador no que diz respeito à matemática e à ciência.  De Weil a Fields às fórmulas de Moivre...

Luisa Tavares Moreira, Coordenadora Nacional do FMS Fénix Mais Sucesso, um programa de promoção do sucesso escolar é a convidada do mês de maio de 2018 do clube de Matemática da SPM. Da infância feliz até ao sucesso do Projeto Fénix, com soluções possíveis e determinadas a matemática, até à operação positiva na Cruz Vermelha e, claro passando por lugares geométricos desenhados envolvendo os tempos livres e a família. Esta entrevista vai até si nesta resolução simples.

Muitos matemáticos nasceram em maio: André Weil (dia 6); José Anastácio da Cunha (dia 11); John Charles Fields (dia 14); Daniel Augusto da Silva (dia 16); De Moivre (dia 26); Joahann Bernoulli (dia 28) e António Aniceto Monteiro (dia 31).

A medalha Fields foi uma iniciativa de Charles Fields, matemático nascido no Canadá. Fields nasceu a 14 de maio de 1863 em Toronto. A ele se deve os prémios entregues aos melhores matemáticos. Vamos saber mais sobre esta medalha em maio.

Teremos as habituais rubricas mensais: Eixos de Opinião; Problemas & Soluções, com novos problemas matemáticos elaborados pelo José Veiga de Faria; Contos de 3º Grau em mais uma história escrita por seis personalidades; quiz matemático; biografias entre outras noticias afins e uma surpresa com um novo eixo de opinião com Pedro Cardoso, professor de matemática que vai escrever sobre xadrez, numa rubrica que se vai chamar "Xeque-Mate(mática)".

Maio será um mês "trabalhador" desde o primeiro dia.

Publicado/editado: 01/05/2018