Linha Editorial por Carlos Marinho - Dia Mundial da Matemática 2020

Linha Editorial Clube SPM

O mês de março de 2020 é especial. Comemora-se a nível planetário o Dia Mundial da Matemática a 14 de março de 2020 pela primeira vez na história.  Ao longo do mês vamos divulgar e promover este dia.

Temos também uma entrevista ao matemático Fábio Chalub, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática e Presidente do Departamento de Matemática da Faculdade Ciências e Tecnologias da Universidade de Lisboa e FCT/UNL. Uma conversa num intervalo limitado, com uma amplitude alargada, entre a infância e a vida profissional atual, passando pelo Flamengo de Jorge Jesus, pela descoberta da incógnita do nome Chalub através uma criptografia simples  e as razões pelo gosto pela matemática. Vice-Presidente da SPM, liderada pelo Filipe Oliveira, foi um dos elementos a nível mundial a estar ligado ao dia internacional da matemática. Fica aqui uma conversa com uma fatorização simples e ligada por equivalências com soluções possíveis e determinadas.

O Clube SPM e o Grupo iNIGMA realizam o "Congresso Magia, πlotos e Muito Mais: a Matemática é Transcendente" em comemoração do Dia Internacional da Matemática no Auditório FC1003 da FCUP, nos dias 13 e 14 de março de 2020, na Rua do Campo Alegre 1021, 4169-007 Porto. Dia 14 de março de 2020 comemora-se em todo o mundo o dia mundial da matemática instituído pela Unesco. Na linha das comemorações, realiza-se nos póximos dias 13 e 14 de março de 2020 o "Congresso Magia, πlotos e Muito Mais: a Matemática é Transcendente" na FCUP. As inscrições são limitadas e gratuitas. 

Muitos outros matemáticos irão passar por aqui: Cantor e Halmos (dia 3); Einstein (dia 14); Fourier (dia 21); Laplace (dia 23); Erdos (dia 26); Rényi (dia 30) e o grande Descartes (dia 31). Muitos motivos para visitar o clube em março. 

Teremos as habituais rubricas mensais: contos de 3º grau; quiz matemático; biografias entre outras noticias afins.

Este mês de março vai ser para o mundial, dia da matemática!

Publicado/editado: 01/03/2020