Linha Editorial por Carlos Marinho - Dia Mundial do Professor, Galois e Wierestrass...

Linha Editorial de outubro de 2018

O mês de outubro será um 31 em novidades.

José Araújo, radialista/ apresentador/speaker/voz off e DJ é o nosso convidado do mês de outubro de 2018. Numa conversa simples, sem incógnitas e factorizada por diversas temas desde a infância,  à rádio, a apresentação e até à actualidade, passando, claro pela melhor disciplina, a matemática. Nas diversas interseções da vida profissional é na familia que faz a reunião do melhor da sua vida com intervalos ilimitados de paixão. Fica a entrevista com esta apresentação...

Em outubro são alguns os matemáticos que celebram o seu aniversário. Basta recordar Évariste Galois (25 outubro de 1811), o matemático francês que morreu por amor aos 21 anos de idade. Galois ter-­se-á apaixonado por uma rapariga, que terá sido a causa um duelo que lhe  roubou a vida. Na última noite escreveu de uma forma indómita e resiliente tentando deixar tudo o que tinha descoberto. Nas margens escreveu repetidamente: j´ai pas de temps! Um outro matemático nascido em outubro (31), Karl Weierstass, referiu que "um verdadeiro matemático que não tem algo de poeta nunca será um verdadeiro matemático". 

No mês 10 de 2018, 3 datas ganham referência: dia 5, o dia Mundial do Professor; dia 20, dia Mundial da Estatística e dia 31, dia Mundial da Poupança. Três momentos que se relacionam com a matemática.

Outubro vamos ter muita matemática no clube. Como disse o mestre Pitágoras "matemática é por tudo o que poder ser ensinado".  

Publicado/editado: 01/10/2018