Linha Editorial por Carlos Marinho - O uso da matemática noutras áreas

Linha Editorial

O clube spm em outubro inicia em grande no dia 1 com uma entrevista a Carolina Santos, licenciada em matemática e ex-professora. Atualmente é chefe de equipa na multinacional LIDL, onde uma lidera uma equipa de 28 pessoas. Uma entrevista que vai desde a infância até aos tempos livres, não esquecendo a importância da melhor ciência, a matemática. Leia aqui.

Em outubro são alguns os matemáticos que celebram o seu aniversário. Basta recordar Bernard Bolzano, dia 5, quem não se lembra dele no ensino secundário. Évariste Galois (25 outubro de 1811), o matemático francês que morreu por amor aos 21 anos de idade. Galois ter-­se-á apaixonado por uma rapariga, que terá sido a causa um duelo que lhe  roubou a vida. Na última noite escreveu de uma forma indómita e resiliente tentando deixar tudo o que tinha descoberto. Nas margens escreveu repetidamente: j´ai pas de temps! Um outro matemático nascido em outubro (31), Karl Weierstass, referiu que "um verdadeiro matemático que não tem algo de poeta nunca será um verdadeiro matemático". Recordaremos aqui, a entrevista ao matemático canadiano Robert Langlands que faz 83 anos a 6 de outubro, sendo atualmente uma das maiores referência vivas da matemática e da ciência (recorde aqui a entrevista exclusiva do clube spm a em setembro de 2018).

No mês 10 de 2018, 3 datas ganham referência: dia 5, o dia Mundial do Professor; dia 20, dia Mundial da Estatística e dia 31, dia Mundial da Poupança. Três momentos que se relacionam com a matemática.

Outubro vamos ter muita matemática no clube. Vai ser um grande... 31!

Publicado/editado: 01/10/2019