Linha Editorial por Carlos Marinho - Ter esperança no futuro!

Linha Editorial Clube SPM

O mês de junho de 2020 vai ter as habituais notícias todos os dias do mês. Muitos matemáticos vão passar por aqui. Estaremos atentos às melhores ideias matemáticas e de ciência. A começar pelo nosso convidado. O entrevistado do mês de junho de 2020 é Tiago Mestre, médico e investigador da Universidade de Ottawa. De mente aberta a um ritmo pausado e assertivo responde com um raciocínio perfeccionista. Uma entrevista com circulação pela infância, por Lisboa, pela matemática, a Universidade de Ottawa, a medicina, a investigação em neurociência e, claro o futuro. Estas serão as vitaminas de uma conversa sem grandes acelerações mas trata-se de um excelente exercício cuja leitura não tem contra-indicações e vai ficar na memória.

Junho é um mês que nasceram muitos e ilustres matemáticos: Igor Shafarevich (dia 3); John Couch Adams (dia 5); Regiomontanus (dia 6); Grigori Perelman (dia 13); Jonh Nash (dia 13); Mauritis Cornelius Escher (dia 17); Blaise Pascal (dia 19), Siméon Denis Poisson (dia 21), José Monteiro da Rocha (dia 25); Augustus De Morgan (dia 27).

Ao longos dos 30 dias de junho vamos ter muita matemática com muitos artigos de opinião nos eixos de opinião, quiz matemático, a vida e obra de matemáticos e muito mais.

Fazer matemática e ciência é desenhar o amanhã, é consolidar o presente para ter esperança no futuro.

Publicado/editado: 01/06/2020