Reta Editorial por Carlos Marinho - Ver nas Estrelas...

Clube SPM

Título: Ver as estrelas

O entrevistado do mês de junho do clube de matemática da spm é Daniel Folha – Astrónomo, professor universitário e comunicador de ciência. Numa viagem à escala planetária, desde as reminiscências da infância, passeando não pelas fases da Lua mas de estudante de sucesso, pela gestão do Planetário do Porto -  Centro Ciência Viva, pelos tempos livres e visto "À Distância" pela rubrica que escreveu durante anos no clube, nada nesta entrevista vai para o buraco negro ou para espaço. Pelo contrário, não sendo necessário telescópio, pode ler esta entrevista não nas estrelas mas aqui.

Junho será ainda um mês de visitas a escolas para a realização de palestras. Fica aqui a notícia sobre a última visita ao Externato Ribadouro, no Porto onde se falou de matemática, futebol e arbitragem com Carlos Marinho, Rui Licínio e Carolina Rocha a convite da professora de matemática Luzia Gomes.

Junho é um mês que nasceram muitos e ilustres matemáticos: Igor Shafarevich (dia 3); John Couch Adams (dia 5); Regiomontanus (dia 6); Grigori Perelman (dia 13); Jonh Nash (dia 13); Mauritis Cornelius Escher (dia 17); Blaise Pascal (dia 19), Siméon Denis Poisson (dia 21), José Monteiro da Rocha (dia 25); Augustus De Morgan (dia 27).

Ao longos dos 30 dias de junho vamos ter muita matemática com muitos artigos de opinião nos eixos de opinião, quiz matemático, a vida e obra de matemáticos e muito mais.

A matemática em junho será do outro mundo…lida nas estrelas.

Publicado/editado: 01/06/2019