Linhas e Pontos por Carlos Marinho - 15 dias 5 Estrelas da SPM

Eixos de Opinião de julho de 2018

Título: 15 Dias 5 Estrelas da SPM

A Sociedade Portuguesa de Matemática é a maior instituição matemática em Portugal.  Neste Linhas e Pontos destaco 5 aspectos que relevam a força da SPM só nos últimos 15 dias:

Em primeiro lugar, o Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Jorge Buescu, foi eleito como membro do Comité Executivo da European Mathematical Society (EMS) por expressiva maioria dos votos, no encontro que decorreu no fim de semana de 23 e 24 de junho, em Praga. Jorge Buescu é licenciado em Física, Doutorado em Matemática pela Universidade de Warwick (Reino Unido) e Professor Associado com Agregação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Realiza investigação em diversas áreas, dos Sistemas Dinâmicos à Análise Matemática e dedica-se à divulgação científica e ao ensaio. É reconhecido autor de vários livros de divulgação da Matemática, de “O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias” ao mais recente “Primos gémeos, triângulos curvos". 

Em segundo lugar, no dia de 1 de julho o clube de matemática da SPM entrevistou em exclusivo o matemático português André Neves. Volvidos apenas 5 dias André Neves da Universidade de Chicago recebia uma prestigiada bolsa mundial, da Fundação Simons no valor de 100.000 dólares por ano num período de 5 anos sendo nomeado como investigador Simons 2018. Este prémio é concedido a "cientistas teóricos de destaque". André Neves é um geómetra que se especializou no estudo de superfícies mínimas, ou seja, formas no espaço que estão em alguma posição de equilíbrio. Elas aparecem naturalmente em vários campos aplicados, da relatividade geral às ciências materiais. O seu trabalho inclui uma prova da conjectura de Willmore, ou o limite inferior de quão longe a área da superfície de um toro se pode desviar de uma esfera, e uma prova de abundância de superfícies mínimas em espaços ambientais gerais.

Em terceiro lugar, as Olimpíadas Internacionais de Matemática que são um enorme motivo de orgulho para a SPM. É a maior organização circum-escolar em Portugal, movimentando nas suas várias fases um total de 70.000 alunos. A equipa portuguesa que vai participar nas Olimpíadas Internacionais de Matemática está em Cluj - Napoca, na Roménia. A equipa viajou no passado sábado, dia 7 de julho e lá ficará até dia 14 de julho. Veremos como decorre a sua participação. Teremos medalhas? Não sabemos, o que sabemos é a realidade de participar e competir no maior evento matemático do planeta para jovens. Leia aqui a entrevista com a responsável Joana Teles, da Universidade de Coimbra.

Em quarto lugar, a Sociedade Portuguesa de Matemática realiza bianualmente o seu Encontro Nacional, dirigido a toda a comunidade matemática portuguesa e a todos os que partilham o interesse pela Matemática. O ENSPM constitui assim uma oportunidade excecional para a reunião de investigadores, professores, estudantes e profissionais com vista à partilha de experiências, de conhecimentos e de ideias, contribuindo assim para o desenvolvimento da Matemática em Portugal, em todas as suas vertentes. Está a decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança, nestes dias 09, 10 e 11 de julho e conta com a organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Matemática e do Instituto Politécnico de Bragança.

Por último e, quinto lugar, dia 11 a SPM terá um novo Presidente. Será Filipe Oliveira, 45 anos, licenciado em Matemática Pura pela Universidade Paris XI, em 1995. Depois de concluir o Mestrado, fez o Doutoramento na Universidade de Paris-Sud ao abrigo de uma bolsa atribuída pelo Ministério Francês da Investigação. Foi professor na Universidade do Minho, e desde Março de 2005 é Professor Auxiliar do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Conheça melhor o futuro presidente aqui, no função Identidade do clube spm em fevereiro de 2011, já lá vão mais de 7 anos. Refira-se que Filipe Oliveira tem grande experiência em mandatos anteriores, nomeadamente quando acompanhou Miguel Abreu como seu vice-presidente. Irá substituir Jorge Buescu, que finaliza da melhor maneira o seu mandato de grande qualidade de dois anos de virtuosos proveitos para a matemática nacional e internacional que todos nós da SPM nos orgulhamos.

A SPM nas suas mais variadas vertentes trabalha ininterruptamente para atingir a excelência, estes são 5 exemplos nas duas últimas semanas.  O pintor e génio Pablo Picasso referiu um dia quando o questionavam sobre o seu trabalho e de onde provinha a sua inspiração referiu “quando a inspiração me visita estou sempre a trabalhar”

Publicado/editado: 10/07/2018