Linhas e Pontos por Carlos Marinho - Seminário e Congresso – A Ciência em Tempo Covid

Eixos de Opinião de Outubro de 2020

Carlos Marinho - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Seminário e Congresso – A Ciência em Tempo Covid

Os tempos que temos vivido desde março de 2020 são diferenciados e que nos obrigam a trabalhar ciência de uma forma distinta e original. Congressos, seminários, palestras e outras variantes de trabalhar ciência são essenciais para a evolução científica. Neste mês 10 destaco dois momentos únicos que vão dar a conhecer o melhor das doenças do movimento e da matemática.

O primeiro destes momentos realiza-se nos dias 16 e 17 deste mês de outubro, o Congresso SPDMov 2020, online, que vai debater o tema das doenças do movimento com os maiores especialistas nacionais e internacionais. O programa deste congresso tem um conjunto de doenças a serem dirimidas, como Alzheimer, Huntington ou Parkinson.

A Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPDMov) é uma das instituições que luta todos os dias para diminuir o impacto deste problema. A SPDMov criada em 2009 é uma associação científica sem fins lucrativos cujo presidente é o professor doutor Miguel Coelho, médico neurologista do Hospital de Santa Maria, em Lisboa que com a sua direção, Leonor Correia Guedes, Tiago Fleming Outeiro, Joana Damásio, Margarida Rodrigues e Miguel Grunho têm por objetivo o progresso do conhecimento das doenças do movimento, ao serviço da população portuguesa, através do fomento da formação e investigação científica e promoção de melhores condições de prestação de cuidados médicos e assistenciais aos cidadãos com doenças do movimento. 

O segundo momento que destaco é o 33.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM), com o selo de qualidade da maior instituição matemática do país, a SPM, contará com os prestigiados conferencistas Ugo Baldini (Università degli Studi di Padova) e José Chabas (Universidade Pompeu Fabra de Barcelona). 

O Seminário Nacional de História da Matemática foi fundado em janeiro de 1988, no seguimento das comemorações do bicentenário do falecimento do extraordinário matemático português José Anastácio da Cunha (1744-1787). Estes momentos científicos têm sido realizados em vários pontos do país e têm como objetivo a divulgação e a investigação em História da Matemática, e simultaneamente a promoção da colaboração e intervenção em temas nesta área. Este ano este seminário realiza-se online nos dias 30 e 31 de outubro com um programa muito interessante. Pela primeira vez, o Encontro está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores como 12 horas de formação para os grupos 230 e 500.

Dois momentos importantes para ver ciência, em tempo de covid 19, fica aqui o convite 2020.

p.s. No próximo dia 23 de outubro de 2020 o clube de matemática da spm faz 10 anos. É verdade, uma década, a divulgar e promover ciência de qualidade. A 23 de outubro de 2010 arrancava este projeto de matemática. Um projeto diferenciado e original com notícias matemáticas. No próximo linhas e pontos de novembro, iremos dedicar esse artigo aos 10 anos Clube SPM.

Boa ciência.

 

Publicado/editado: 10/10/2020