Linhas e Pontos por Carlos Marinho - Congresso Anual da SPDMov 2022

Eixos de Opinião de Abril de 2022

Carlos Marinho - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Congresso Anual da SPDMov 2022

No mundo em que vivemos a ciência faz parte das nossas vidas. Melhorar sempre, criar condições para um planeta saudável é um dos objetivos de todos. Leonardo Da Vinci disse “os que se encantam com a prática sem a ciência são como os líderes que entram no navio sem equipa nem bússola, nunca tendo certeza do seu destino”.

Celebra-se hoje, dia 11 de abril, o Dia Mundial da Doença de Parkinson, uma iniciativa da Associação Europeia da Doença de Parkinson (EPDA – European Parkinson’s Disease Association). A data evoca o nascimento de James Parkinson, o médico nascido a 11 de abril de 1755 que descreveu a doença pela primeira vez em 1817. São aproximadamente 205 anos de profunda investigação sobre esta doença que afeta milhões em todo o mundo. A doença de Parkinson, que não tem cura, afeta os movimentos corporais, conduzindo a tremores, rigidez, instabilidade na postura e a alterações na marcha. 

Nos passados dias 1 e 2 de abril num dos maiores congressos internacionais a SPDMov – Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento, uma sociedade que trabalha diariamente em prol das doenças de movimento que afetam milhares de portugueses, realizou no Grande Hotel do Luso um evento que juntou mais de 250 especialistas em neurologia para debater, investigar, partilhar, ajudar, ligar conhecimentos que possam estar dispersos sobre esta matéria. Foram mais de vinte horas de palestras, conferências, casos clínicos, comunicações orais, simpósios, sessão de e-posters, cursos, ideias, perguntas pertinentes, partilhas onde contou com 32 palestrantes/moderadores e, estiveram mais de 300 pessoas envolvidas entre médicos especialistas e pessoas ligadas a estes domínios. Isaac Newton, um dos maiores cientistas de todos os tempos referiu “If I have been able to see further, it is only because I stood on the shoulders of giants.” “Se eu tenho sido capaz de ver mais longe, é só porque eu estava sobre os ombros de gigantes.”

Com o tema “Parkinsonismos Atípicos Clássicos e Atípicos” este congresso teve início às 8h30 do dia 1 de abril e fechou às 19 horas do dia 2 com a entrega de prémios e assembleia geral. Foram dois dias longos de muita pesquisa, procura pelo conhecimento e, acima de tudo muita partilha entre os maiores desta área. 

Esta comissão organizadora da SPDMov sobre a égide da Presidente Prof. Drª Leonor Correia Guedes, contou com uma vasta equipa: Drª Ana Graça Velon, Drª Ana Margarida Rodrigues, Drª Ana Morgadinho, Prof. Dr. Carlos Marinho, Prof. Drª Cristina Costa, Drª Joana Damásio, Prof. Dr. Miguel Coelho e Prof. Dr. Tiago Fleming Outeiro. Em 2023 teremos de novo o congresso SPDMov na procura incessante do inovador, do inquietante, de mais gotas que possam iluminar o caminho, que é longo, mas de esperança no futuro.

As doenças do movimento têm um longo caminho a percorrer. Só a ciência e a investigação podem iluminar o futuro. Como disse Confúcio "querem que vos ensine o modo de chegar à verdadeira ciência? Aquilo que se sabe, saber que se sabe; aquilo que não se sabe, saber que não se sabe; na verdade é este o saber".

Publicado/editado: 11/04/2022