Linhas e Pontos por Carlos Marinho - Heróis do Mar, Nobre Povo

Eixos de Opinião de Junho de 2022

Carlos Marinho - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Heróis do Mar, Nobre Povo

“Heróis do mar, Nobre povo, Nação valente e imortal, Levantai hoje de novo, O esplendor de Portugal!” Os professores são heróis. Porquê? Porque todos os dias fazem algo pelo crescimento do país. São eles que definem o futuro de crianças e jovens. É o mesmo que dizer, cimentam e consolidam este pequeno país virado para o atlântico. Os professores são as pessoas mais importantes e necessárias de um povo. Neles se espelha a sociedade que temos. Uma escola que funcione mal, quer dizer que teremos no futuro uma sociedade débil e fraca. Por outro lado, uma escola forte, dinâmica e com valores avaliza uma sociedade transparente, sem corrupção e com ideais para os nossos jovens e velhos. 

Uma escola é uma escola. É um espaço onde todos passamos, competentes, invejosos, inteligentes, corruptos, mentirosos e afins. O que me preocupa mais é quando a escola falha. Uma escola que falha na sua conceção faz emergir gente sem capacidade. Daquelas que de manhã nada fazem, de tarde vão ver o que fizeram de manhã e à noite descansam. 

A maioria das pessoas que encontro nas escolas são gente séria, trabalhadora que dão 100% daquilo que têm. Os professores deveriam ser tratados em Portugal como figuras determinantes no futuro do país. A profissão de professor é tão atrativa, que nos próximos anos vamos ter a maior crise de professores de matemática de sempre, sem precedentes. Porquê? Porque um professor para alguns, é apenas um professor. Quem pensa assim, não vê para além da ponta do dedo. 

Gente honesta e que fazem mover o país, poderia aqui enumerar nomes, muitos, todos eles têm pelo menos uma coisa em comum, talvez a mais importante, todos eles passaram pela escola, aprenderam a ter valores, a criar riqueza, a serem solidários, amigos tal e qual os seus professores fizerem anos antes com eles.

Recentemente passamos por uma pandemia, estaremos ainda a passar. Quem resolveu o problema com as vacinas. Foram os cientistas. Verdade! Mas onde foram os cientistas buscar o conhecimento para essa descoberta? Na escola… 

Sim, o futuro constrói-se na escola. A escola é o meio privilegiado para se aprender e o professor é o gestor dessa aprendizagem. O Rei de Portugal D. Pedro II, apelidado de “o pacífico” dizia “se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”.

O dia 10 de junho é especial, é dia de Portugal., dia de Luís Vaz de Camões, como este poeta dizia, "cantarei por toda a parte se a tanto me ajudar engenho e arte". A arte foi tanta que ficou na história de Portugal e da humanidade. Resta dizer que os professores lideram um processo que impulsiona Portugal, que nos vai levar à glória, com gente com história “Entre as brumas da memória, Oh, Pátria, sente-se a voz, Dos teus egrégios avós, Que há de guiar-te à vitória!”

 

Publicado/editado: 09/06/2022