Linhas e Pontos por Carlos Marinho - Maryam Mirzakhani...

Eixos de Opinião - Abril de 2018


 

Título: Maryam Mirzakhani...

Durante muitos anos o acesso ao ensino e à matemática foram vedados em Portugal a um conjunto alargado de pessoas pelo seu género, idade, cor, que os afastavam da aprendizagem. Basta nos lembrarmos o que acontecia antes do 25 de abril de1974. Não se pense que esta limitação foi só em Portugal. A Medalha Fields é um prémio concedido a matemáticos de todo o mundo com menos de 40 anos de quatro em quatro anos. A Medalha Fields é conotada como o "Prémio Nobel dos Matemáticos". 

No ano de 2014 fez-se história na matemática, pela primeira vez uma mulher recebeu este prémio. Maryam Mirzakhani, de origem iraniana, mas residente nos EUA, tornou-se a primeira mulher a ser galardoada pelo seu trabalho em geometria complexa. O anúncio foi feito em Seul, no Congresso Internacional de Matemática 2014. Nunca na história da Medalha Fields (desde 1936) houve uma mulher premiada. Mirzakhani tinha 37 anos e foi professora na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América. Foi na adolescência que descobriu a paixão pelos números ao participar nas Olimpíadas da Matemática, onde ganhou várias medalhas de ouro. A vencedora da Medalha Fields era licenciada em Matemática pela Universidade de Tecnologia de Sharif, em Teerão, e tinha uma pós-graduação em Harvard. 

Maryam Mirzakhani morreu aos 40 anos vitima de doença prolongada. Fica na história como a primeira mulher a marcar a diferença, ganhando um prémio que até aí, era exclusivo dos homens.

Quando se trabalha com qualidade o género, a idade, a cor e outras invenções afins não podem nem devem ser obstáculos ao mérito dos melhores. Os que melhor e mais trabalham devem ser recompensados pelo seu conhecimento. As pessoas com saber têm de ser premiadas porque supostamente em algum momento das suas vidas trabalharam para atingir resultados que promovem a evolução. Pablo Picasso referiu um dia quando o questionavam sobre o seu trabalho, “quando a inspiração me visita estou sempre a trabalhar”.  

Publicado/editado: 10/04/2018