Linhas e Pontos por Carlos Marinho - Posto à Prova!

Eixos de Opinião de Julho de 2021

Carlos Marinho - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Posto à Prova!

O ano letivo vigente tem sido duro ao nível da organização dos eventos que realizei. As escolas estão a funcionar com todos os cuidados, devido à pandemia que assolou Portugal e o resto do mundo. Apesar destes contratempos realizei imensas palestras em escolas através da SPDMov em estrita colaboração com o Clube SPM. O mais importante, em momentos ciclópicos e complexos, é ensinar, levar conhecimento a alunos e professores, divertir e, já agora, aprender. Por um lado, levar a magia da matemática a todos e, por outro, promover as doenças do movimento, como a doença de Parkinson ou de Huntington. Foi, mesmo isso, que eu fiz ao longo de 11 meses.

Recordo o Dia do Pi comemorou-se em todo o mundo no domingo, dia 14 de março de 2021. Numa iniciativa conjunta, o Clube de Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), a Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPDMov) e a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia do Funchal, na Ilha da Madeira, uniram-se três dias depois, no dia 17 de março, para comemorar este dia com a palestra "Matemática Tem Magia!". Assistiram a este dia mágico para a ciência e para a matemática, por via virtual, mais de 500 alunos do 2.º ciclo, acompanhados por professores de matemática e de outras disciplinas, num evento que uniu a cidade do Porto, Goettingen e o Funchal. Pode ver a notícia aqui. Relembro também a palestra presencial para uma plateia de mais de 220 alunos, na Escola Secundária de Amarante que pode ver aqui.

Recentemente, desloquei-me ao Agrupamento de Gândara-Mar, na Tocha perto da Figueira da Foz onde realizei mais duas sessões para cerca de 150 pessoas, entre alunos (2.º ciclo) e professores. Pode ver a notícia aqui. Foi um momento único no auditório com alunos bem comportados e com uma curiosidade enorme de aprender. O convite surgiu através do Diretor do Agrupamento, Professor João Gomes, um dinâmico e empreendedor gestor, que me mostrou as renovações que está a fazer no seu agrupamento. Posso afirmar que é uma escola com um enorme potencial. No final da primeira sessão, os alunos rodearam-me, interessados em saber mais. A aluna Anabela Loureiro disse-me: - Professor, posso fazer-lhe um truque? Claro que eu anuí. Deixo-vos aqui o truque:
A aluna colocou 10 moedas em cima da mesa, mas colocadas estrategicamente, da seguinte forma:

1 moeda, depois 2 moedas juntas; 3 moedas juntas e, finalmente, 4 moedas juntas. E lançou-me o desafio! Agora, professor, só pode mudar uma moeda das 10, ou seja, só pode fazer um movimento com apenas uma moeda e, como resultado desse movimento, tem de inverter a sequência das moedas. Isto é, tem de ficar a sequência invertida: 4 moedas; 3 moedas,; 2 moedas e 1 moeda! Eu pensei, pensei e, … Será que consegui resolver este quebra-cabeças?

No próximo artigo em setembro vou desvendar duas coisas: se consegui raciocinar corretamente descobrindo o desafio naquele instante e, vou igualmente desvendar o truque que esta inteligente e curiosa aluna me propôs, colocando-me à prova.

Nós professores, nunca sabemos quais são os alunos que nos vão pôr à prova, que nos vão ensinar, nos vão pôr a pensar. Fui posto à prova neste agrupamento de grande futuro. Parabéns aos professores e alunos. Espero voltar a este agrupamento no próximo ano letivo.

Um abraço a todos.

Desejo a todos uma excelentes férias. Deixo um conselho: Faça acontecer!

Publicado/editado: 10/07/2021