Linhas e Pontos por Carlos Marinho - The Show Must (Mask) Go On

Eixos de Opinião de Novembro de 2020

Carlos Marinho - Professor de Matemática (Ver +)


Título: The Show Must (Mask) Go On

"The Show Must Go On" é um single do álbum Innuendo, da banda de rock inglesa Queen. A música foi lançada um mês antes de Freddie Mercury morrer, a 24 de novembro de 1991. Escrita por Brian May, a canção narra o esforço de Freddie Mercury em continuar a gravar e a cantar apesar da aproximação do fim da sua vida. O artista estava a morrer de complicações graves de saúde, embora a sua doença não tivesse sido tornada pública. O cantor estava muito mal. Praticamente não podia andar quando a banda gravou a música. Brian May tinha dúvidas se Freddie Mercury estaria fisicamente capaz de cantá-la. Em resposta, a estrela da música planetária gravou-a num único take. Numa das interpretações vocais mais notáveis do artista nos últimos anos.

Os Queen, banda britânica fundada em 1970, lançava assim, uma das músicas mais extraordinárias e marcantes do século XX. Atente à sua letra:

“The show must go on, the show must go on, yeah, inside my heart is breaking, my makeup may be flaking, but my smile, still, stays on, whatever happens, i'll leave it all to chance, another heartache, another failed romance, on and on, does anybody know what we are living for? I guess I'm learning, i must be warmer now, i'll soon be turning, round the corner now, outside the dawn is breaking, but inside in the dark I'm aching to be free.”

Neste momento singular que vivemos ou não vivemos, a máscara parece que veio para ficar. Segundo decisão do governo, todos teremos de usá-la na rua, em locais onde haja aglomerações de pessoas. Este vírus é perigoso, não podemos virar a cara a esta decisão, temos de nos proteger. Quando todos estamos a tentar uma adaptação a este problema real, teremos de optar por um modus operandi defensivo e que nos proteja. Os números são reais, preocupantes e sérios. Todos temos de ter a responsabilidade de ajudar quem decide. Porquê? Porque quem decide também se está a adaptar para encontrar soluções, boas soluções para as nossas vidas. O difícil não é tomar decisões. O difícil é viver com elas.

The show “mask” go on, o show da máscara é para continuar. Tudo o que pudermos fazer para ajudar a minimizar a propagação do vírus, será bom. Podemos fazer muitas contas, usar os melhores modelos matemáticos para explicar esta crise, mas o fundamental mesmo, é criarmos um mecanismo de defesa que possa a cada instante nos proteger… e, acreditar que a vacina estará aí dentro de pouco tempo. Porquê? Porque a ciência com a ajuda da matemática, vai colocar tudo como antes.

The show “mask” go on… com inteligência e saúde.

 

Publicado/editado: 10/11/2020