Linhas e Pontos por Carlos Marinho - SPM, uma Vacina para a Matemática

Eixos de Opinião de Dezembro de 2020

Carlos Marinho - Professor de Matemática (Ver +)


Título: SPM, uma Vacina para a Matemática

Neste artigo de dezembro de 2020 deixo-vos duas mensagens bem interessantes. A Sociedade Portuguesa de Matemática faz 80 anos e as vacinas para o vírus Covid-19 estão prontas a serem ministradas nos humanos.

Começo pela SPM. Deixo-vos aqui um presente de Natal. No dia 12 de dezembro, daqui a 2 dias a SPM faz a linda idade de 80 anos. Uma velha senhora com uma vida cheia de matemática de qualidade. Mas, não se pense que esta existência foi fácil. Pode ler aqui na Linha Editorial deste mês. Pelas 11 horas, deste dia 12, os presidentes dos últimos anos da SPM vão on-line conversar sobre o trabalho desenvolvido ao longo das oito décadas. Graciano de Oliveira, Natália Bebiano, Ana Bela Cruzeiro, Nuno Crato, Miguel Abreu, Fernando Pestana da Costa, Jorge Buescu, Filipe Oliveira e João Araújo vão ao longo de uma hora e meia criar um momento único que envolverá a matemática no melhor papel de presente, com um formato matemático invulgar. Muitos foram os construtores da maior instituição matemática portuguesa. Parabéns SPM!

O ano de 2020 está a acabar. Diversas vacinas estão prontas a ser testadas. Foi preciso muita inspiração, resiliência, trabalho e ciência para chegar a este patamar. Não posso de deixar aqui uma frase do artigo de abril de 2020 em que eu dizia “a ciência vai certamente a curto prazo, descobrir uma vacina e medicamentos para destruir este invasor. Acredito que, ao ritmo acelerado que a ciência investiga, lá para setembro ou outubro teremos uma vacina. Vai demorar muito menos que o tempo normal para a descoberta de uma vacina. Por outro lado, temos de ter paciência. Seguir, todas as recomendações dos especialistas, que também, estão perdidos, a aprender os movimentos desta patologia. Todos estamos a aprender, a educarmo-nos deste ataque sem precedentes”. Uma frase do matemático francês Jean-Pierre Serre “Eu não sei o que realmente significa "inspiração". Teoremas e teorias surgem de maneiras estranhas. Às vezes, simplesmente não ficamos satisfeitos com as provas existentes e procuramos outras melhores, que podem ser aplicadas em diferentes situações. (...) Quase sempre, não tentamos resolver uma questão específica com um ataque frontal. Em vez disso, temos algumas ideias em mente que achamos que devem ser úteis, mas não sabemos exatamente para que são úteis. Então, olhamos ao redor e tentamos aplicá-las. É como ter um molho de chaves e experimentá-las em várias portas.” Acho que foi isto que milhares de cientistas fizeram em tempo recorde ao longo de 2020 na procura incessante da uma cura, de uma luz ao fundo do túnel, de uma vacina. Na realidade, os mais variados especialistas referem que uma vacina pode demorar 10 a 15 anos a ser desenvolvida, a ficar pronta para ser administrada ao ser humano. Então, o que aconteceu com as diversas vacinas que ficaram prontas em tempo recorde? Aconteceu que foram cortados muitos aspetos burocráticos que levariam anos a se concretizar. Autorizações que levariam anos foram encurtadas para semanas ou meses. Só assim, se conseguiu atingir este patamar de uma forma tão célere.

Neste Natal peça o melhor dos presentes. Uma vacina para todos. Feliz Natal!

 

Publicado/editado: 10/12/2020