Matemática & Magia na Escola Secundária de Lousada nas VI Jornadas da Educação

Notícias Clube SPM

Nos dias 5 e 6 de setembro de 2019 realizaram-se as "VI Jornadas da Educação -. Uma Escola Centrada Tecnologicamente nas Pessoas" na Escola Secundária de Lousada. A matemática esteve representada nestas jornadas com o coordenador do clube spm Carlos Marinho com um workshop de "Matemática & Magia"*.

Pelos vistos ouve magia para cerca de 70 professores. Onde se promove e divulga matemática existe sempre magia. Na foto Carlos Marinho, está ladeado do lado direito (frente da imagem) pelo diretor do agrupamento Filipe Correia da Silva e do lado esquerdo pelo diretor do CFAE Sousa Nascente, António Campos e Sousa. Na foto não está presente (tal como alguns professores que sairam um pouco antes da foto oficial) o Vereador da Educação António Augusto, autor do convite ao coordenador do clube spm.

 

* Definição do WorkShop Matemática & Magia”

Neste workshop serão realizados um conjunto de truques e ilusões envolvendo diretamente a matemática. Pura magia. Um conjunto de “números mágicos” que vão explicar de como a matemática é importante no nosso dia-a-dia.

Nesta ação serão usados os  mais variados conteúdos matemáticos, dos mais simples até aos mais complexos, a saber, o número irracional pi, a sucessão de Fibonacci, as probabilidades, a álgebra, o cálculo, a teoria de jogos, número de ouro, o mistério do bilhete de identidade ou cartão do cidadão, os códigos de barras, o ISBN dos livros entre outros conteúdos afins.

Como afirmou o matemático francês François Viète a "matemática não são apenas números, também envolvem letras e toda a capacidade que o ser humano tem em se expressar."

p.s.: A resolução de todos os cálculos deste workshop, foram feitos em Lousa(da).

Publicado/editado: 07/09/2019