Matemática tem Magia em Amarante

Notícias Clube SPM

Numa iniciativa conjunta, da Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPDMov) e do Clube de Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática (Clube SPM), cumprindo os planos anuais de atividades realizou-se mais uma palestra com o professor Carlos Marinho de “Matemática Tem Magia!” para uma plateia de mais de 220 alunos, na Escola Secundária de Amarante. Carlos Marinho (SPDMov), Tiago Fleming Outeiro (SPDMov) e Adília Gomes (Clube SPM) projetaram mais uma atividade matemática que foi um sucesso junto da comunidade escolar de Amarante, agora felizmente, de forma presencial. O convite surgiu por iniciativa e organização interna da professora do ensino secundário Manuela Cunha, do grupo disciplinar de matemática.

Carlos Marinho realizou duas sessões, das 9h30 às 10h20 para os alunos de 9.º ano e 11.º ano e, mais tarde, entre as 11h30 e as 12h20 outra sessão para alunos do 10.º ano que encheram o grande auditório da escola. A segunda sessão estendeu-se até às 12h40 a pedido dos alunos, tal era o entusiamo na sala. Estava agendada a presença do Prof. Dr. Tiago Fleming Outeiro, diretor do departamento de Neurodegeneração Experimental da Universidade de Göttingen mas, por motivos técnicos, não foi possível tê-lo por videoconferência como estava agendado. Fica a promessa da sua presença numa próxima oportunidade, para podermos falar de matemática e magia aliada à neurociência e, claro, às doenças do movimento.

Ao longo de mais de 90 minutos, Carlos Marinho realizou para esta extensa plateia inúmeros truques e ilusões usando exclusivamente a aplicação da matemática e dos seus conteúdos, alcançando o objetivo principal: implementar nesta plateia o gosto e a paixão pela matemática, mas de uma forma divertida e lúdica.  Nas duas sessões diversos alunos subiram ao palco do auditório para interagirem com o palestrante na ajuda dos truques. 

É possível aprender matemática de uma forma divertida? A resposta é positiva, que o digam os alunos da Escola Secundária de Amarante, que tiveram uma manhã diferente. 

Resta dizer, que os alunos tiveram um comportamento excelente, colaborando com o palestrante sempre que eram solicitados de uma forma exemplar. Parabéns à escola, à professora Manuela Cunha e, claro ao grupo disciplinar de matemática.

Onde será a próxima palestra? É só seguir as imensas solicitações. Será na escola…

Registaram-se alguns momentos deste evento:

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 29/05/2021