N(eur)ónios por Tiago Fleming Outeiro - Falar com os Dedos

Eixos de Opinião de Abril de 2019

Tiago Fleming Outeiro - Director of Department of Experimental Neurodegeneration Center for Nanoscale Microscopy and Molecular Physiology of the Brain - University Medical Center Goettingen


Título: Falar com os Dedos 

A rúbrica Ne(uró)nios é um novo espaço de divulgação científica que pretende servir para, numa linguagem informal e acessível, dar a conhecer avanços científicos na área das neurociências, neurodegeneração e, sempre que possível, no seu interface com a matemática. Daí o título da rúbrica. Um jogo com duas palavras relevantes, onde se fundem as duas áreas. Ou então escreverei apenas porque sim, porque “falar com os dedos” em Português é uma actividade estimulante, e que faço com menos frequência actualmente, dada a natureza do meu trabalho, que me obriga a escrever mais em Inglês.

Quem vos “fala” é um bioquímico do Porto, que se especializou em neurociências, e em particular na área das doenças neurodegenerativas. Não sou matemático, nem me considero particularmente competente nessa área científica, mas reconheço o valor da matemática na compreensão do mundo que nos rodeia. 

Cheguei à bioquímica pois na adolescência comecei a interessar-me mais pela biologia, e achei que a Bioquímica era um bom caminho, que me daria as ferramentas/conhecimento para poder, um dia, fazer investigação. Foi já na faculdade que acabei por entrar na área em que trabalho actualmente, pois nos anos 90 falava-se muito da “doença das vacas loucas”, e comecei a estudar sobre o assunto. Era uma doença neurológica, com implicações para a saúde humana, e daí passei para outras doenças. Inicialmente comecei a trabalhar na paramiloidose, ou “doença dos pezinhos”, e depois passei para outras, como a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer, e a doença de Huntington. Actualmente dirijo o Departamento de Neurodegeneração Experimental, da University Medical Center Goettingen, na Alemanha.

Aceitei este desafio, de vos “falar com os dedos”, e espero poder trazer algo de interessante para quem me for “ouvindo com os olhos”. Por hoje fico por aqui. Fiz a minha apresentação, e nos próximos meses falarei dos avanços no nosso trabalho e na área em que trabalho, na expectativa de poder trazer boas novidades, curiosidades, e outras estórias.

Publicado/editado: 23/04/2019