N(eur)ónios por Tiago Fleming Outeiro - Campeões: há que dar mérito a quem merece

Eixos de Opinião de Maio de 2022

Tiago Fleming Outeiro - Director of Department of Experimental Neurodegeneration Center for Nanoscale Microscopy and Molecular Physiology of the Brain - University Medical Center Goettingen (Ver +)


Título: Campeões: há que dar mérito a quem merece

Começo por desculpar aqueles que não são do grande FC Porto – ninguém é perfeito, sabemos bem. :)
Este N(eur)ónios é dedicado à recente conquista do campeonato 2021/2022, e é escrito antes de uma conquista em que todos os portistas acreditam – a taça de Portugal. Quanto a esta última, apenas dizer que devemos encarar a final com seriedade, sabendo que nada está ganho à partida, e que sem competência nada de conquista.

Mas o que pretendo é mesmo salientar o significado deste campeonato, para o Presidente Pinto da Costa, e para o nosso treinador Sérgio Conceição. 23 campeonatos em 40 anos de presidência é um número impressionante, que merece um reconhecimento à altura, ainda mais quando, como nós Portistas sabemos, se aliaram muitos outros títulos nacionais e internacionais – esses constam do nosso museu, fazem parte da nossa história, e devem inspirar as gerações vindouras nas suas futuras conquistas. Um museu é para ir sendo enriquecido, e a força dos Portistas e das gentes do Porto deve nortear o sentimento de dedicação, raça, e trabalho árduo.

Não venho aqui defender cegamente tudo o que foi e é feito na gestão do clube, pois discordo de muitas opções. Em qualquer democracia, somos livres de ter opinião, e de discordar das coisas que não são bem feitas. Isso corrige-se com seriedade, mas também com união, e paixão. O que vemos nos rivais é que, em vários momentos, a falta de união é a sua maior fraqueza. E por isso espero que o nosso Presidente possa continuar connosco muitos anos, e que seja capaz de transmitir o sentimento de unidade e união para que, no dia em que ele faltar, outros consigam ser agregadores, consensuais, e que não surjam abutres interesseiros como vemos noutros clubes.

Uma palavra de agradecimento e reconhecimento para o Sérgio Conceição – um Portista ferranho, um homem capaz de liderar um grupo de homens, e de nos levar a muitas conquistas. 3 campeonatos em 5 anos, com recordes de vitórias e pontos, não está ao alcance de muitos. Mais uma vez, acredito que o seu sucesso também vem da estabilidade que o clube lhe soube dar, e que espero possa continuar a dar. Veja-se o tempo que Sir Alex Ferguson esteve no Manchester United e o sucesso que teve...
Uma palavra também para os jogadores, os jovens que se afirmaram, os mais velhos que os acolhem e ensinam, e os menos amados que foram também parte do grupo e, como tal, merecem ser acarinhados nas vitórias e nas derrotas.
No futebol, como noutras áreas, é fácil papaguearmos, criticarmos, discordarmos... o difícil é estar lá e fazer, trabalhar diariamente com garra e dedicação, e com muitas privações.
Parabéns FCPorto, parabéns Presidente, e parabéns ao Sérgio Conceição, a sua equipa técnica, e aos jogadores, claro!

Venham mais conquistas! :)

Publicado/editado: 23/05/2022