N(eur)ónios por Tiago Fleming Outeiro - Comboios na Alemanha: a ilusão de um estereótipo

Eixos de Opinião de Junho de 2022

Tiago Fleming Outeiro - Director of Department of Experimental Neurodegeneration Center for Nanoscale Microscopy and Molecular Physiology of the Brain - University Medical Center Goettingen (Ver +)


Título: Comboios na Alemanha: a ilusão de um estereótipo

Os estereótipos são baseados em comportamentos, em padrões, em imagens. Da Alemanha, somos habituados a esperar organização, rigor, regularidade. Assim, quando me queixo que os comboios da Alemanha estão (quase) sempre atrasados, parece difícil de acreditar. Mas esta é a realidade. 

Eu viajo muito de comboio na Alemanha, pelo que acabo por me deparar com atrasos nos comboios com bastante frequência. Esta situação não é apenas fruto da minha utilização frequente da Deutsche Bahn, mas sim da realidade de existirem atrasos frequentes. Se estamos no Inverno, atrasam porque há neve nas linhas. Se estamos no Verão, atrasam porque o calor causa problemas técnicos. Se estamos na primavera, é porque as aves migratórias decidem construir ninhos nas cablagens eléctricas, desafiando a alta voltagem. Se estamos no Outono, é porque a queda das folhas das árvores faz os comboios derraparem nas curvas... e quando não é um destes motivos, então é algo mais trágico – os alemães “gostam” de se atirar para as linhas...

A verdade é que há muitos atrasos. Demasiados atrasos para aquilo que esperamos da Alemanha. Mas isto não é apenas a visão de um estrangeiro, neste caso de um Português, que gosta de se queixar... esta é a opinião que os Alemães têm sobre os seus comboios!

Algo que piora a situação é que os atrasos recorrentes causam outros problemas, como trocas de última hora nas linhas onde chegam e de onde partem os comboios... e com estas trocas, perdemos comboios, e chegamos ainda mais atrasados. :)

É um ciclo vicioso que não conseguimos vencer... obriga-nos a planear as viagens com margens de tempo maiores, para não arriscarmos demasiado... e a coisa vai funcionando... 

Este Verão, para juntar à lista de factores que contribuem para os atrasos, uma medida que visa promover o turismo interno na Alemanha, resultou em preços fantásticos para viagens em comboios regionais. Nove Euros/mês, entre Junho e Agosto, permitem viajar em todo o país nos comboios mais lentos. Estes eu evito, pois normalmente viajo com tempo limitado. Mas esta medida veio convidar todos os Alemães, e em particular os mais jovens, a viajar. Assim, temos comboios apinhados, criando imagens inusitadas, como grupos de punks a viajarem para uma das áreas mais “betinhas” da Alemanha. Imaginem a Foz, no Porto, ou a Lapa, em Lisboa, a serem inundadas por grupos de jovens mais extravagantes, que dormem na rua, para aproveitarem as promoções nos comboios! Nada contra – apenas uma curiosidade. :)

Assim, e apesar da ilusão que temos da organização Alemã nos remeter para um estereótipo, asseguro-vos que os comboios na Alemanha têm muitos atrasos. Para piorar, os preços são bastante elevados. Mas, apesar de tudo, confesso que gosto de viajar de ICE na Alemanha. Pelo menos não enjoo, como me acontece nos nossos Alfa Pendulares, nem mesmo se viajar de costas! 

 

Publicado/editado: 23/06/2022