N(eur)ónios por Tiago Fleming Outeiro - Reuniões e congressos virtuais em tempos de pandemia

Eixos de Opinião de Setembro de 2020

Tiago Fleming Outeiro - Director of Department of Experimental Neurodegeneration Center for Nanoscale Microscopy and Molecular Physiology of the Brain - University Medical Center Goettingen (Ver +)


Título: Reuniões e congressos virtuais em tempos de pandemia

Ao fim de 6-7 meses de pandemia na Europa, percebemos bem que as nossas vidas mudaram muito, a todos os níveis. A nível pessoal, estivemos mais isolados de familiares e amigos. A nível profissional, passámos a trabalhar mais de casa, deixámos de viajar, e passámos a usar ferramentas virtuais para podermos tentar ir mantendo o contacto com colegas – tanto com os que estão perto como com aqueles que estão em outros pontos do mundo.

No geral, penso que todos estamos saturados de todas as limitações que a pandemia nos trouxe, principalmente porque sabemos que vamos ter de continuar a ter cuidados especiais nos meses que aí vêm. Todos temos de ser responsáveis e contribuir para minimizar os contágios, protegendo assim os mais vulneráveis.

Mas o tema que escolhi para este texto centra-se naquilo que mudou, para mim e para muitos colegas da área, a nível profissional. Antes dávamos aulas presenciais e interagíamos com os alunos. Antes viajávamos para congressos e reuniões de trabalho onde trocávamos conhecimento e ideias com os colegas, tanto durante os congressos como nos pequenos-almoços, intervalos, ou outras pausas. Antes talvez viajássemos mais do que se justificava, quando íamos a reuniões em hotéis em aeroportos, chegando de manhã e regressando a casa no mesmo dia, ou no dia seguinte.

Com a pandemia, tudo mudou. Passámos a “viver” online. Até o “velho” e tão útil Skype caiu em desuso, sendo substituído pelo Zoom e outras ferramentas para reuniões virtuais. 

Actualmente damos aulas, gravamos aulas e apresentações para congressos, damos palestras ao vivo, agendamos reuniões com colegas, fazemos defesas de tese e reuniões de acompanhamento de tese... tudo isto online, sentados em frente a um computador ou tablet. Se, por um lado, esta mudança tem sido positiva para o ambiente, por outro lado tem também aspectos negativos. Não poder interagir com os alunos, com os colegas, naqueles momentos de conversas informais e onde se partilham opiniões, detalhes, ideias, é algo que faz muita falta.

Devo confessar que sinto que, actualmente, tenho mais reuniões do que tinha antes, e uma agenda mais cheia, uma vez que é tão fácil e tentador marcar reuniões virtuais. É a realidade dos tempos que vivemos, mas penso que não é o ideal, e não quero aceitar que seja o futuro. Penso que podemos usar estas plataformas para substituir reuniões que não necessitam de ser presenciais, evitando viagens e poluição desnecessárias, mas não creio que possamos substituir o contacto presencial. Eu não quero faze-lo, e sei que muitos não querem também.

Falta também ver o que o futuro nos trará em termos de problemas posturais e visuais por passarmos tanto tempo sentados, e nem sempre bem, em frente ao computador.

 

Publicado/editado: 23/09/2020