N(eur)ónios por Tiago Fleming Outeiro - Young Parkies Portugal: Juntos, contra a doença de Parkinson

Eixos de Opinião de Janeiro de 2022

Tiago Fleming Outeiro - Director of Department of Experimental Neurodegeneration Center for Nanoscale Microscopy and Molecular Physiology of the Brain - University Medical Center Goettingen (Ver +)


Título: Young Parkies Portugal: Juntos, contra a doença de Parkinson

Há uns meses fui abordado pela Maria do Carmo Teixeira Bastos (a nossa Carminho), no sentido de integrar uma equipa com o objectivo de criar uma associação com o objectivo de ajudar pessoas com doença de Parkinson de início precoce. 

A doença de Parkinson surge, normalmente, em pessoas com mais de 65 anos mas, não raras vezes, surge também em pessoas bastante mais novas, na casa dos 30 ou 40 anos. Isto significa que os desafios que causa nas pessoas com estas idades são bastante diferentes daqueles que causa em pessoas mais velhas. E estas necessidades precisam de ser entendidas, para que as pessoas estejam preparadas, e acompanhadas, numa caminhada que se avizinha longa, e que ninguém quer fazer sozinho.

A Carminho é uma força da natureza! Agregou um grupo de pessoas, no seu círculo de amigos, aos quais juntámos outros colegas com experiência nesta área, e avançámos naquilo que hoje é, oficialmente, a “Young Parkies Portugal” (@youngparkiesportugal).

A ideia é ter uma voz activa no sentido de divulgar informação útil e desmistificar o estigma muitas vezes associado ao Parkinson juvenil, no sentido de apoiar e ajudar a enfrentar a nova vida que se apresenta. Uma vida diferente, mas igual. 

A doença de Parkinson afecta perto de 20 mil pessoas em Portugal, e muitos milhões em todo o mundo. Assim, pretendemos, numa primeira fase, identificar quem tem Parkinson juvenil e que pode gostar de saber que existimos, e que estamos “aqui” para ajudar. Pretendemos identificar pessoas que se revejam na nossa missão, e que se sintam capazes de assumir que são Young Parkies, para assim podermos adaptar o mundo.

Enquanto investigador nesta área, este projecto fascina-me. Permite-me contactar com aqueles que realmente podem vir a beneficiar do trabalho que toda a comunidade científica faz. Permite-me sentir que o que fazemos extravasa as paredes do laboratório, e que é útil. É útil porque dá esperança. É útil porque nos faz sentir a urgência de quem é afectado pela doença. É útil porque nos faz sentir que estamos nesta caminhada juntos!

Assim, apelo a todos que divulguem esta mensagem, e que a façam chegar a quem tem Parkinson, principalmente na forma juvenil, para que se possa juntar a nós.

Juntos podemos fazer mais. Juntos podemos chegar mais longe! Juntos, todos somos Young Parkies!

Publicado/editado: 24/01/2022