Números Reais por Helder Pinto - O Reino Unido e as suas diferenças

Eixos de Opinião de maio de 2018

Título: O Reino Unido e as suas diferenças

Nesta edição apresentamos uma imagem de um livro onde se comparam milhas com quilómetros.


 
Frisching, S.; O gato azul na Grã-Bretanha; Edições Asa, Porto, 1989; p.18.

Este livro, de 1989, pretendia ensinar às crianças as principais características do Reino Unido*, um dos países que fazia parte da então Comunidade Económica Europeia (entidade que evoluiu para a atual União Europeia). Curiosamente, o Reino Unido encontra-se neste momento em processo de saída da UE, o famoso Brexit…

A união europeia veio uniformizar muitos dos aspetos da vida no continente europeu mas, em muitos deles, o Reino Unido manteve as suas diferenças em relação aos restantes países. Na página 18 deste livro são apresentados dois desses aspectos: na circulação rodoviária utilizam-se milhas e não quilómetros; no Reino Unido circula-se pela esquerda ao contrário do restante continente europeu – note-se que outra diferença significativa está no facto de o Reino Unido nunca ter abandonado a Libra para aderir ao Euro (relembre-se, contudo, que em 1989 a moeda única europeia ainda estava longe de ser uma realidade).

Observa a imagem e faz uma estimativa de quanto é, em km, uma milha inglesa.

Resposta: De facto, observando a figura, podem-se utilizar várias estimativas. Por exemplo, 10/6≈1,6667, 50/31≈1,6129 ou 120/75=1,6 são algumas das possibilidades. Na realidade, o valor exato é dado por 1,609344 km e, portanto, qualquer uma delas é uma boa estimativa pois o erro cometido é inferior a 0,6 km, erro perfeitamente aceitável num contexto de velocidade rodoviária. Note-se que na vida quotidiana, muitas vezes, não é necessário um rigor a 100% mas apenas estimativas aceitáveis que permitam um raciocínio rápido e eficaz. Por exemplo, um português que vá conduzir para Inglaterra só precisará de ter em mente dois valores essenciais: 120 km/h são 75 milhas/h (velocidade máxima nas autoestradas) e 50 km/h são cerca de 30 milhas/h (velocidade máxima dentro das localidades).

* O título do livro refere-se à Grã-Bretanha mas, de facto, deveria referir-se ao Reino Unido, pois também inclui elementos da Irlanda do Norte para além da Inglaterra, País de Gales e Escócia. Tentando esclarecer um equívoco recorrente neste assunto, pode-se afirmar o seguinte em linguagem matemática:

Ilha da Irlanda = Rep. Irlanda ∪ Irlanda do Norte;
(Ilha da) Grã-Bretanha = Inglaterra ∪ Escócia ∪ País de Gales


(note-se que as interseções destes conjuntos são sempre vazias…)
 

Note-se ainda que o Reino Unido é a união dos seguintes quatro estados:

Reino Unido = Inglaterra ∪ Escócia ∪ País de Gales ∪ Irlanda do Norte

Em rigor, verifica-se então a seguinte relação
Inglaterra ⊂ (Ilha da) Grã-Bretanha ⊂ Reino Unido,
embora se utilize, muitas vezes, no dia a dia, estas três designações para designar a mesma entidade.

Publicado/editado: 16/05/2018