Números Reais por Hélder Pinto - O Calendário Universal

Eixos de Opinião de Dezembro de 2019

 

 

   

Hélder Pinto - Professor no Instituto Piaget e Investigador em História da Matemática (Ver +)


Título: O Calendário Universal

Na imagem a seguir está representado um calendário de secretária que pode ser adquirido numa conhecida loja de vendas online.

 

Imagem retirada de https://www.aliexpress.com/item/hot-sale-cute-lovely-special-design-wholesale-universal-aluminum-desktop-calender/485569460.html

A particularidade deste calendário é que pode ser utilizado em qualquer mês de qualquer ano. Basta colocar a parte de metal mais escuro na posição correta no início de cada mês. Na figura está representado um mês que começa numa quinta-feira (THUrsday). Por exemplo, se quisermos indicar um mês que começa numa sexta-feira, basta deslizarmos a peça escura uma coluna para a esquerda – refira-se ainda que o calendário considera que a semana começa ao domingo como é usual em língua inglesa. Note-se que a peça escura pode ser colocada em sete posições diferentes, cada uma correspondendo a um início de mês num dia de semana diferente.

Repare-se ainda que cada uma das duas casas no canto inferior esquerdo têm dois números diferentes sobrepostos. Esta particularidade surge por causa dos meses que «apanham» seis semanas diferentes (o calendário só tem cinco linhas e tinha de resolver essas situações de algum modo). Note-se que essa situação apenas ocorre quando os meses começam a uma sexta (e têm 31 dias) ou a um sábado (todos os meses exceto fevereiro).

Só há um pequeno pormenor que não está resolvido neste calendário universal: não há maneira de se indicar em que dia (28, 29, 30 ou 31) termina o mês que está apresentado no calendário… nada que um post it não ajude a resolver tapando os últimos dias do mês quando houver essa necessidade

Publicado/editado: 16/12/2019