Números Reais por Hélder Pinto - Países que não podem jogar entre si

Eixos de Opinião de Março de 2020

   

Hélder Pinto - Professor no Instituto Piaget e Investigador em História da Matemática (Ver +)


Título: Países que não podem jogar entre si

Infelizmente a geopolítica nem sempre é fácil de resolver e muitas vezes interfere com questões desportivas. Um caso muito conhecido é a questão de Israel que futebolisticamente pertence à UEFA (Europa) quando geograficamente é um país que está inteiramente na Ásia…

Uma outra questão que tem condicionado os sorteios da UEFA nos últimos anos, infelizmente, é o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, que impede que equipas destes dois países se possam defrontar entre si. A aplicação desta regra pode resultar em situações impossíveis de resolver…

Imagine-se, por exemplo, umas meias finais da Liga Europa em que estivessem presentes os seguintes quatro clubes: Lokomotiv de Moscovo (Rússia), Zenit de S. Petersburgo (Rússia), Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e Dínamo de Kiev (Ucrânia). Como realizar as meias finais e a final sem quebrar os condicionalismos descritos acima?

Mostra-se facilmente que, mais cedo ou mais tarde, alguma equipa russa terá de defrontar uma equipa ucraniana nesta situação. Basta observar que a única possibilidade admissível para as meias finais é a seguinte: Lokomotiv-Zenit e Shakhtar-D. Kiev (ver tabela abaixo); e esta solução conduzirá, obrigatoriamente, a uma final entre uma equipa russa e uma equipa ucraniana… 

 
Note-se ainda que se tal acontecesse, ter-se-ia um problema de segurança muito complicado para a cidade que viesse a receber tal final…
Publicado/editado: 16/03/2020