O Dia dos Estudantes Internacionais comemora-se a 17 de novembro

Clube de Matemática SPM

Hoje, dia 17 de novembro comemora-se o Dia dos Estudantes Internacionais. 

Este dia foi escolhido em homenagem a um grupo de estudantes da antiga Checoslováquia que lutou de forma heroica contra as tropas nazis que atacavam a liberdade do povo. 

Fica aqui a sua história:

No final de 1939, as autoridades nazis do Protetorado da Boémia e da Morávia impediram uma manifestação em Praga realizada por alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Charles. A manifestação foi realizada a 28 de outubro para comemorar o aniversário da independência da República da Checoslováquia (1918). Durante esta manifestação, o estudante Jan Opletal foi baleado e morreu a 11 de novembro devido aos ferimentos. A 15 de novembro, o corpo de Jan Opletal deveria ser transportado de Praga até à sua casa na Morávia. O cortejo fúnebre consistiu de milhares de estudantes, que transformaram o evento numa manifestação antinazi.

Usando este pretexto as autoridades nazis fecharam as universidades do país, na madrugada de 17 de novembro de 1939 e invadiram a sede da Federação Central de Estudantes Checoslovacos. Executaram, sem julgamento, oito líderes estudantis e um professor (um historiador e professor associado, quatro estudantes de direito, um estudante de medicina, um estudante checo e alemão, um estudante de arquitetura, um estudante de economia), e prenderam mais de 1200 estudantes levando-os para campos de concentração.

A ideia inicial para chamar a atenção destas atrocidades infligidas a estudantes na Checoslováquia, ocupada pela Alemanha, foi discutida entre as tropas do Exército da Checoslováquia na Inglaterra em 1940. Um pequeno grupo de soldados, ex-funcionários estudantis eleitos, decidiu renovar a Associação Central de Estudantes da Checoslováquia (USCS), dissolvida pelos alemães. 

A ideia de comemorar a tragédia de 17 de novembro foi discutida com a União Nacional Britânica de Estudantes da Inglaterra e País de Gales e outros estudantes estrangeiros que lutavam contra os nazis da Inglaterra. 

A USCS foi restabelecida em Londres a 17 de novembro de 1940, um ano após os eventos nas universidades checas.

Ao longo de 1941, foram realizados esforços para convencer estudantes de outras nações a reconhecer o dia 17 de novembro como um dia de comemoração, celebrando e encorajando a resistência contra os nazis e a luta pela liberdade e democracia em todas as nações. Quatorze países finalmente concordaram e assinaram a seguinte proclamação:

"We, students of Great Britain and its territories and India, North and South America, the USSR, Belgium, Czechoslovakia, France, Greece, China, Holland, Norway, Poland, Yugoslavia and all free nations, to honour and commemorate the tortured and executed students who were the first to raise their voices to reject Nazi oppression and condemn the occupation of 1939, proclaim November 17 as International Students' Day."

A proclamação foi lida e aceite por todos os participantes, entre eles representantes de todos os governos que estavam no exílio em Londres. 

A 17 de novembro de 1941 o departamento checoslovaco da BBC preparou uma reportagem especial, que foi transmitida para a Checoslováquia ocupada.

Muitas universidades britânicas interromperam a sua programação para ler a proclamação. 

Durante a guerra, a Universidade de Oxford estendeu a assistência à fechada Universidade Charles, permitindo que dezenas de estudantes checoslovacos no exílio se formassem.

O dia 17 de novembro é utilizado para encontros entre estudantes de diversas nacionalidades e para exaltar a relevância dos estudos e dos estudantes na edificação da sociedade.

Por exemplo, a organização holandesa para a internacionalização da educação, Nuffic, dinamiza todos os anos a Semana do Estudante Internacional. Este ano o Tema é: "Meet a new world" e pretendem:

“This week is all about encouraging, engaging and enjoying in a new world.”

 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/International_Students%27_Day

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 17/11/2021