O matemático alemão David Hilbert nasceu a 23 de janeiro de 1862 por Carlos Marinho

Vida & Obra de...

  

O matemático alemão David Hilbert nasceu a 23 de janeiro de 1862. Foi um dos mais brilhantes matemáticos da sua época, um dos melhores do século XX. 

Foi o mentor de uma longa lista com problemas matemáticos, alguns nunca foram resolvidos. Este conjunto de problemas foi apresentado no início do século XX decorria o ano de 1900 no Congresso Internacional de Matemáticos em Paris. As suas principais contribuições na matemática foram de índole diversa, desde a consolidação da teoria dos invariantes passando por argumentos incluídos na sua tese, até à transformação da geometria euclidiana em axiomas. 

  

O Instituto de Matemática de Göttingen. Um edifício novo inaugurado por  Hilbert e Courant em 1930, construído com fundos oriundos da Fundação Rockefeller. 

David Hilbert viveu literalmente o fim da ciência e da investigação matemática na Universidade de Göttingen, decorria o ano de 1933, quando o nazismo assumiu o poder na Alemanha. Uma das principais medidas foi a destruição do centro de conhecimento que se situava na universidade. Este regime afastou uma parte importante e substancial dos principais pensadores/fazedores do conhecimento e desenvolvimento da universidade. Volvido sensivelmente um ano após este processo que dizimou o conhecimento, Hilbert participou num banquete sentando-se ao lado do novo ministro da educação nazista, Bernhart Rust. O político perguntou-lhe: 

"É mesmo verdade, senhor professor, que o seu instituto sofreu muito com a partida dos judeus e dos seus amigos?" 

Hilbert respondeu: "

Sofreu? Não, Herr Minister, não sofreu. Ele simplesmente deixou de existir."   

David Hilbert foi agraciado com mérito com muitos prémios ao longo dos seus 81 anos. Em 1905, a Academia de Ciências da Hungria fez-lhe uma citação especial pelo trabalho de uma carreira excepcional. Em 1930 aposentou-se depois de uma longa carreira dedicada de corpo e alma à ciência e matemática. A cidade de Königsberg homenageou-o ao fazer dele um cidadão honorário, um prémio mais que merecido. Hilbert dirigiu na altura da sua aposentação à Sociedade de Cientistas e Médicos da Alemanha no seu discurso final em 1930 as seguintes palavras: "Wir müssen wissen. Wir werden wissen" ("Nós precisamos saber, e nós iremos saber"). O epitáfio na sua lápide em Göttingen contém o seu nome e, logo abaixo, ipsis verbis estas mesmas palavras.

"Wir müssen wissen. Wir werden wissen"

David Hibert teve um final pouco feliz, uma vez que o seu funeral foi presenciado por menos de uma dúzia de pessoas, das quais apenas duas eram seus colegas da universidade. Um final triste de um fenómeno da ciência.

Publicado/editado: 23/01/2019