O matemático francês Adrien-Marie Legendre nasceu a 18 de setembro de 1752...

Vida & Obra do Matemático...

O matemático Adrien-Marie Legendre nasceu em França a 18 de setembro de 1752, no seio de uma família rica. É um dos mais relevantes matemáticos franceses.

Legendre fez diversas contribuições em matemática nos domínios da estatística, teoria dos números, álgebra abstrata e análise matemática.     

Beneficiou de uma educação de qualidade no Collège Mazarin em Paris, por ter nascido no seio de uma família com possibilidades financeiras. Realizou a sua tese em Física e Matemática em 1770. De 1775 a 1780, lecionou na École Militaire, também em Paris.                                 

Em 1783, tornou-se membro adjunto da Académie des Sciences, dois anos depois professor associado. Durante a Revolução Francesa, em 1793, perdeu toda a sua fortuna pessoal. Com dificuldade reagiu a estes problemas, desenvolvendo de novo os seus negócios com a ajuda de sua esposa, Claudine Marguerite-Couhin, com quem se casou no mesmo ano.      

Legendre é conhecido por ser o autor de Éléments de géométrie, que foi publicado em 1794. Este texto viria a tornar-se fundamental para outros matemáticos no estudo desta temática durante mais de 100 anos. Conseguiu reorganizar e simplificar muitas das proposições dos elementos de Euclides criando-se um livro mais perceptível e eficaz.

Legendre foi homenageado pelo trabalho desenvolvido ao longo da sua vida de uma forma singular (criou o símbolo de Legendre usado em Teoria dos Números) sendo um dos 72 nomes inscritos na Torre Eiffel (com a inscrição número 17). 

Morreu em Paris em 9 de janeiro de 1833 com 80 anos de idade, após uma longa e dolorosa doença. 
                                                                                      
Por Carlos Marinho 

Publicado/editado: 18/09/2019