O matemático Galileu Galilei nasceu em Itália na cidade de Pisa a 15 de Fevereiro em 1564...

Vida & Obra do Matemático...

Adília G. Marinho - Professora de Matemática Ver Perfil)


Galileu Galilei foi um matemático, físico, astrónomo e filósofo que nasceu em Itália na cidade de Pisa a 15 de fevereiro de 1564. Faz 455 anos após o seu nascimento.

Foi uma figura fundamental na revolução científica. Foi o mais velho dos sete filhos de Vincenzo Gallilei e de Giulia Ammannati. Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florença, na época integradas no denominado Grão-Ducado da Toscana.

Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica. O método empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a este estudo Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna".

Tudo isto no século XVI...

Faz 455 anos que nasceu um dos fundadores da ciência moderna e um dos maiores vultos da história, cuja opinião sobre a Matemática ficou magistralmente expressa na sua obra «Il Saggiatore», de 1623 (cap. 6):

«La filosofia è scritta in questo grandissimo libro che continuamente ci sta aperto innanzi a gli occhi (io dico l'universo), ma non si può intendere se prima non s'impara a intender la lingua, e conoscer i caratteri, ne' quali è scritto. Egli è scritto in lingua matematica, e i caratteri son triangoli, cerchi, ed altre figure geometriche, senza i quali mezzi è impossibile a intenderne umanamente parola; senza questi è un aggirarsi vanamente per un oscuro laberinto.»

Que pode ser traduzido do sehuinte modo:

«A filosofia [i.e. a ciência] está escrita neste grandíssimo livro que permanece continuamente aberto diante dos nossos olhos (refiro-me ao universo), mas que não pode ser compreendida sem primeiro se aprender a entender a língua, e conhecer os caracteres, no qual está escrito. Está escrito em linguagem matemática, e os seus caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas sem as quais é humanamente impossível entender uma palavra; sem estes vagueia-se em vão através de um labirinto escuro.»

__________________________

E terminar com o poema que lhe dedicou António Gedeão/Rómulo de Carvalho.

Publicado/editado: 17/02/2019