O matemático Leonhard Paul Euler nasceu na Suíça, na cidade de Basileia no dia 15 de abril de 1707

Vida e Obra de...

O matemático Leonhard Paul Euler nasceu na Suíça, na cidade de Basileia no dia 15 de abril de 1707. 

Euler foi um dos mais brilhantes matemáticos de todos os tempos da ciência. Viveu toda a sua vida no século XVIII e marcou definitivamente a história da matemática dando inéditos impulsos para que a matemática da actualidade atingisse a dinâmica e importância que tem neste século XXI.

Publicou muita bibliografia decisiva para a promoção da aprendizagem matemática, nas revistas mais prestigiadas das academias de toda a Europa, contabilizam-se cerca de 500 artigos de investigação, uma vintena de livros, tendo deixado uns 300 artigos em forma manuscrita, que foram sendo publicados nos oitenta anos que se seguiram à sua morte. Em 1844 um dos seus bisnetos encontrou acidentalmente uns quantos tesouros que estavam escondidos, perdidos no desconhecimento, mas em boa hora foram descobertos. Aproximadamente, 60 manuscritos apareceram no seu sotão. A correspondência científica de Euler continham aproximadamente 3100 cartas trocadas com cerca de 300 correspondentes distintos, sendo cerca de 1000 destas escritas por Euler.

É notável a variedade de assuntos que Euler trabalhou. As áreas nas quais deixou contribuições importantes incluem a Física, a Astronomia e a Engenharia. Em Matemática escreveu trabalhos em áreas muito diversas, tais como: Análise Infinitesimal, Álgebra, Teoria dos Números, Geometria, Combinatória, Teoria de Probabilidades, Equações Diferenciais e Cálculo de Variações. Tudo isto há mais de 250 anos quando o trabalho em matemática era lento e difícil.

A clareza das suas exposições e a profundidade das suas contribuições terão levado Pierre-Simon Laplace a afirmar: "Leiam Euler, leiam Euler, ele é o mestre de todos nós!" (segundo um relato de Gugliemo Libri no "Journal des Savants", Janvier 1846, p. 51: "...ces paroles mémorables que nous avons entendues de sa [Laplace] propre bouche: "Lisez Euler, lisez Euler, c'est notre maître à tous").

Euler era tão focado no seu trabalho que terá afirmado com alguma ironia e humor à mistura, depois de perder a visão no seu olho direito: "Agora terei menos distracções". Não conseguimos confirmar a veracidade desta história. No entanto é verdade que depois de ter acabado por perder totalmente a visão, a produtividade de Euler aumentou!

Euler morreu a 18 de Setembro de 1783, em São Petersburgo, com 76 anos. De origem suíça, passou a maior parte de sua vida na Rússia e na Alemanha. Morreu um génio ficou a sua extensa obra que permite que o mundo vá evoluindo.

Publicado/editado: 14/04/2020